Necrose  coagulativa em um infarto agudo do miocárdio
Lam. A. 374

 
            Aqui outro exemplo de necrose coagulativa em um infarto agudo do miocárdio. Infarto é necrose de causa vascular, no caso, por obstrução de uma artéria coronária ou um de seus ramos. 

            As fibras do miocárdio necróticas (figs à D.) caracterizam-se por ausência de núcleos. Notam-se no interstício edema e células inflamatórias, constituídas por neutrófilos e macrófagos. Ambos são responsáveis pela fagocitose das fibras necróticas. Os neutrófilos têm núcleo polilobado e citoplasma róseo pálido. Comparar com miocárdio normal da mesma lâmina (figs à E.). As fotos respectivas foram feitas nos mesmos aumentos. 

            A necrose pode ser classificada como coagulativa por que as fibras necróticas permanecem no local por vários dias até serem eliminadas. 


 
MIOCÁRDIO NORMAL
MIOCÁRDIO COM INFARTO

 
REAÇÃO INFLAMATÓRIA PÓS-INFARTO
NEUTRÓFILOS FOTOGRAFADOS COM OBJETIVA DE IMERSÃO


Área de infarto antigo na mesma lâmina

Em algumas áreas, observa-se fibrose do miocárdio, caracterizada por fibras colágenas de tom rosa mais pálido que o dos miocardiócitos. A fibrose é um fenômeno de reparo a um infarto mais antigo que o demonstrado acima, e em que as fibras necróticas já foram totalmente eliminadas. Como no miocárdio não há regeneração, a lesão é substituída por tecido fibroso.

 

 
Peças deste assunto:
C15, C62
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Texto de apoio
Lâminas - minis