Xantoastrocitoma  pleomórfico temporal com acúmulo citoplasmático de glicogênio 1. TC
Fem.  14 a.  Uma crise convulsiva aos 4 anos, outra aos 10 anos e 4 crises na última semana. Cefaléia. Exame neurológico consciente, orientada, sem déficits.  TC grande lesão sólido-cística captante em região temporal D, com moderado efeito de massa, desvio da linha média e edema perilesional.  Cirurgia tumor infiltrativo, muito vascularizado na superfície, com componente sólido acinzentado. 

 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
..
Melhores cortes. Com contraste, axial.  Grande lesão sólida superficial no lobo temporal D, com limites nítidos, heterogênea, com pequenas áreas hipoatenuantes, e volumoso componente cístico ocupando a parte superior do tumor. Há forte impregnação por contraste do componente sólido e da parede do cisto, indicando que este faz parte do tumor.  A lesão é acompanhada de edema da substância branca a sua volta e causa efeito de massa, com desvio das estruturas da linha média. 
..
Com contraste, coronal 
..
Comparativo
Sem contraste Com contraste

 
EXAME  EM  DETALHE
..
Com contraste, axial 
..
Sem contraste
..
Com contraste, coronal 
..
Caso do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Limeira, contribuído pelos Drs. Antonio Augusto Roth Vargas, Marcelo Senna Xavier de Lima e Paulo Roland Kaleff. 
..
 Para mais imagens deste caso: HE, PAS IH ME
Características de imagem dos xantoastrocitomas Sobre o xantoastrocitoma pleomórfico
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE