Xantoastrocitoma parietal E
Fem.  28 a.  Cefaléia holocraniana há 6 meses com caráter pulsátil.  Há 2 meses parestesias em hemiface E.   AP: Enxaqueca, obesidade. Não havia queixa ou antecedente de crises convulsivas. 

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
Formação expansiva sólido-cística localizada entre os lobos frontal, parietal e temporal à E, medindo aproximadamente 6 x 6 x 5 cm.  O componente cístico apresenta hiposinal em T1, hipersinal em T2 e FLAIR. O componente sólido está localizado junto da superfície cerebral, dá isosinal em todas seqüências e impregna-se fortemente por contraste. A lesão causa discreto efeito de massa, com compressão do corno posterior do ventrículo lateral E e leve desvio da linha média. Não se nota edema perilesional. 
CORTES  AXIAIS,  T1 COM CONTRASTE. O componente cístico tem sinal mais forte que o do líquor, sugerindo conteúdo líquido rico em macromoléculas. O componente sólido impregna-se fortemente por contraste e localiza-se superficialmente, em associação com a leptomeninge. 
T2
FLAIR. O hipersinal do componente cístico no FLAIR sugere material rico em macromoléculas, provavelmente proteínas. Se fosse composto por água livre sofreria supressão de sinal, como o líquor dos ventrículos. Não há edema da substância branca peritumoral (apareceria como halo de hipersinal na substância branca junto ao cisto).
..
AXIAIS - COMPARATIVO
T1 COM CONTRASTE T2 FLAIR
..
CORTES  CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
CORTES  SAGITAIS, T1 COM CONTRASTE
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE

 
Comentário.  O aspecto da formação tumoral (sólido-cística, superficial, forte impregnação por contraste do componente sólido, ausência de edema peritumoral e leve efeito de massa apesar do grande volume), em paciente jovem, sugere tumor de lento crescimento e baixa agressividade.  Os diagnósticos mais prováveis seriam um xantoastrocitoma pleomórfico ou um ganglioglioma, não se podendo afastar um astrocitoma pilocítico. 

Caso gentilmente contribuído pelo Dr. Antonio Augusto Roth Vargas, Campinas, SP. 


 
Para HE e IH deste caso, clique »
Características de imagem dos xantoastrocitomas Sobre o xantoastrocitoma pleomórfico
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE