Linfoma não-Hodgkin de grandes células B em osso occipital, com componenets intra- e extracraniano.
Fem.  62 a.   Paciente em acompanhamento por anemia crônica, evoluindo há 2 meses com tumefação em região parietal E, palpável no subcutâneo. Sem sintomatologia álgica. Investigação de mama e ginecológica sem achados dignos de nota.  Exame neurológico normal. 

 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA, 2/8/2005
Sem contraste.  Lesão isodensa em região occipital E, com componentes extra-, intracraniano e ósseo.  O componente extracraniano produz elevação do couro cabeludo, com cerca de 6 cm. de diâmetro e 2 cm. de espessura.   Nota-se hipoatenuação da substância branca do lobo occipital E, consistente com edema perilesional. 
Com contraste, há impregnação discreta, distinguindo-se melhor o componente intracraniano, que parece avançar pela região adjacente da tenda do cerebelo. 
Sem contraste  Com contraste 
Janela óssea. Há lesões ósseas discretas em saca bocado afetando a tábua interna do occipital à E. 

 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA, 24/8/2005
Com contraste. Destaca melhor a lesão intracraniana a nível da tenda do cerebelo, em relação ao exame anterior.  Nota-se a lacuna resultante da biópsia na porção extracraniana do tumor. 

 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA, 18/10/2005
Após 3 ciclos de quimioterapia (CHOP = ciclofosfamida, doxorubicina, vincristina e prednisona) houve regressão considerável da lesão, com virtual desaparecimento do componente extracraniano. Resta uma parte da lesão intracraniana que se impregna pelo contraste.  Abaixo, comparação de 2 exames (a inclinação da cabeça e os aparelhos utilizados são diferentes). 
18 de outubro 2 de agosto
Sem contraste. Com contraste. Com contraste.

 
Caso do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Limeira, SP (Chefe Prof. Dr. Antonio Augusto Roth-Vargas), gentilmente contribuído pelos Drs. Paulo Roland Kaleff,  Marcelo Senna Xavier de Lima e Hoyama da Costa Pereira. 

 
Para histologia deste caso, clique  »
Sobre linfomas ósseos
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE