Ganglioglioma com componente sarcomatoso.  1. TC 
Masc.  23 a.  Epilepsia, crises parciais simples evoluindo para crises tônico-clônicas generalizadas. Início em 2003. TC da época calcificação puntiforme parietal E, com aspecto de cisticerco. Em 2006 massa tumoral muito hidratada, que envolve a substância branca e compromete o córtex com a calcificação, a qual expandiu-se. A área hidratada não se impregna, mas há uma área mais superficial que impregna forte. Foi feita hipótese diagnóstica de oligoastrocitoma. 

 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA, 27/5/2003
Sem contraste  Com contraste 
Pequeno foco arredondado de calcificação intracortical no lobo parietal E., sem impregnação por contraste.  O aspecto na época foi altamente sugestivo de cisticerco. 

 
 21/9/2006
Sem contraste. A área calcificada vista em 2003 agora expandiu-se ao longo do córtex do giro. Passou a haver impregnação por contraste do córtex vizinho. Há hipoatenuação da substância branca adjacente, sugestiva de edema, mas com apenas leve efeito de massa (pouco desvio das estruturas da linha média).  Com o aumento de volume,  a lesão passou a ser sugestiva de processo neoplásico, possivelmente um oligoastrocitoma. 
Com contraste 
Sem contraste  Com contraste 
..
Comparação de duas datas. 
Sem contraste, 2003  2006
Com contraste, 2003  2006
....
Caso do Hospital Estadual de Sumaré, SP, gentilmente contribuído pelos Drs. Ana Sílvia Menezes e José Ribeiro de Menezes Netto, Laboratório Menezes, Campinas, SP. 

Agradecemos à Profa. Dra. Eliane Maria Ingrid Amstalden e aos Drs. Leandro Luiz Lopes de Freitas e Antônio A A Vital Brazil,  do DAP-UNICAMP, por inestimável colaboração no estudo deste caso. 

..
Para mais imagens deste caso: 
RM HE, colorações IH
Sobre gangliogliomas Características de imagem dos gangliogliomas Neuroimagem e neuropatologia de outros casos de ganglioglioma
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE