Ganglioglioma  temporal  mesial E.
Masc.  17 a.  Epilepsia sintomática com primeira crise aos 13 anos. Quadro refratário ao tratamento. 
Freqüência de 1 crise/dia, caracterizada como crise parcial complexa (taquicardia, parada da atividade, olhar fixo e automatismos mandibulares, manuais, deambulatórios e versão do corpo, durando 30-50 seg., seguida de período pós-ictal com confusão, cefaléia e sonolência).  Exames neurológico e neuropsicológico normais. LCR normal.
EEG/Telemetria: distúrbio epileptiforme temporal anterior, fronto-temporal ou têmporo-central à esquerda.
Em 10/12/01 submetido a craniotomia temporal esquerda e ressecção parcial de lesão temporal mesial e da cabeça hipocampal. Alta hospitalar com exame neurológico normal.
Manteve 1 crise a cada 10-15 dias, sendo  indicada reabordagem cirúrgica.
Em 07/02/03 submetido a reoperação com craniotomia pré-temporal esquerda e amígdalo-hipocampectomia seletiva, além de lesionectomia temporal ântero-mesial esquerda. Alta hospitalar com exame neurológico normal. Mantém-se sem crises no pós-operatório até agora.

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
CORTES CORONAIS mostram lesão de contornos mal definidos, localizada no giro parahipocampal E, iso ou hipointensa em T1, com focos de impregnação por contraste. A lesão é hiperintensa em T2, indicando maior hidratação, e também hiperintensa em densidade de prótons (DP).
T1 T1 T1 C
T1
T1
C
T2
DP
 
CORTES  AXIAIS  mostram lesão heterogênea, atingindo o córtex e a substância branca na região temporal mesial correspondendo ao giro parahipocampal. Há focos de impregnação por contraste.  Nos cortes com TR longo (T2 e FLAIR) a lesão se apresenta com aumento de volume e aspecto hidratado, com áreas arredondadas mais hidratadas no seu interior. 
T1
T1
C
F
L
A
I
R
T2

 
Para histologia e imunohistoquímica deste tumor, clique na figura: 
Sobre gangliogliomas Características de imagem dos gangliogliomas Neuropatologia de outros casos de ganglioglioma
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE