Metástase cerebral de 
adenocarcinoma do cólon

 
Espécime cirúrgico. O tumor consistia de nódulo bem delimitado, firme, com áreas esbranquiçadas, mas tinha aspecto hemorrágico na maior parte da superfície de corte. Acompanhava-se de um fragmento de córtex cerebral adjacente sem particularidades (à E). 
Áreas de hiposinal em T2 na imagem de RM acima são devidas a desoxihemoglobina, ou seja, a hemorragia recente, visível macroscopicamente no nódulo tumoral e nos cortes histológicos (abaixo). 

 
HE
Aspecto geral. 

O tumor correspondia a um nódulo metastático de adenocarcinoma bem diferenciado. Era constituído por células neoplásicas arranjadas em cordões e formando luzes glandulares, em meio a abundantes áreas de necrose e hemorragia. 

O limite entre o tumor e o cérebro era nítido, chegando a formar uma delicada cápsula de tecido fibroso frouxo, que era infiltrada pelas glândulas neoplásicas. 
Entre as glândulas neoplásicas havia tecido conjuntivo fibroso denso, correspondendo à reação desmoplásica, fenômeno comumente observado em adenocarcinomas em seu sítio primário ou em metástases.  Na periferia do tumor observavam-se astrócitos gemistocíticos reacionais. 
PAS. Material PAS+ (muco secretado pelas células neoplásicas) é observado em luzes glandulares e células do tipo caliciforme. 
Alcian blue. Corante para mucinas ácidas (pH 2,5) que ocorrem em intestino grosso e delgado. É mais empregado na prática para diagnóstico de metaplasia intestinal em estômago, onde as mucinas são neutras ou básicas.  Aqui,  é positivo em células caliciformes e luzes glandulares. A positividade não assegura que o tumor primário seja intestinal. Poderia ter sido um carcinoma de estômago originado em área com metaplasia intestinal. Contudo, há informação clínica segura de que o tumor primário é no cólon. 

 
IMUNOHISTOQUÍMICA
CK20.  Citoqueratina do tipo I (ácida), de baixo peso molecular, é positiva em epitélio gastrointestinal. É expressa em adenocarcinomas do TGI, tumores mucinosos do ovário e tumores de células de Merkel.  Aqui, a distribuição forte e difusa de CK20 no citoplasma das células carcinomatosas é consistente com a informação clínica de tumor primário no cólon. 

 
Para TC e RM deste paciente, clique  »
Este assunto na graduação Características de imagem das metástases
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE