Cordoma  sacral  com  recidiva  gigante após 6 anos

 
ESPÉCIME  CIRÚRGICO
Constava de grande massa neoplásica oblonga, medindo 14 x 8 x 6 cm e pesando 630 g.  Tinha superfície externa lisa, delimitada por cápsula, e subdividia-se em lobos. A consistência era firme e elástica.  Incluia um fragmento de osso (compatível com o remanescente do sacro),  segmento de tronco nervoso (raízes do plexo lombo-sacro segundo informação do cirurgião), e músculos esqueléticos da região glútea, estruturas estas aderidas ao tumor. 
A superfície de corte mostrava-se branco amarelada, com textura finamente lobular, na maior parte sólida, com áreas hemorrágicas ou císticas. Os lóbulos eram constituídos por material mucóide translúcido. 

 
HE
Lâminas  escaneadas. 

Cortes em parafina corados por HE e escaneados com resolução de 600 ou 1200 dpi dão  boa visualização da arquitetura lobular do tumor. 

Superfície externa do tumor, na região recoberta por músculo, mostra boa delimitação da lesão, que não infiltra as fibras musculares esqueléticas. 
..
..
Boa delimitação externa, caráter lobular interno. Os agrupamentos celulares que constituem o tumor formam lóbulos separados entre si por septos fibrosos e são bem delimitados em relação a estruturas adjacentes, não revelando caráter infiltrativo. 
..
Arranjo cordonal.   É característica a morfologia poligonal das células neoplásicas, bem como sua disposição cordonal, muitas vezes lembrando fileiras de hepatócitos, em meio a abundante matriz mucóide. 
..
Riqueza em material mucóide.   Neste caso, a matriz mucinosa era particularmente abundante, chegando a formar lagos com apenas escassas trabéculas de células neoplásicas de permeio. 
..
Áreas fisalíforas. Em outras áreas predominava o também característico aspecto em bolhas ou fisalíforo.  Para mais exemplos deste tipo de tumor, clique
..
Colorações especiais e imunohistoquímica. Foram dispensadas neste caso. Ver em outros casos de cordoma (1) (2). 
..
Caso do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs. Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff, Rogério del'Arco e Antonio Augusto Roth Vargas. 
..
Para RM deste caso, clique  »
Outros casos de cordoma:  Neuroimagem Neuropatologia Texto complementar
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE