Hemangioblastoma  espinal
..
Masc.  39 a.    Há cerca de 2 anos e meio, parestesias em MSE. 
Exame neurológico: sensibilidade táctil diminuída em braço e antebraço E e abolida em mão E. Sensibilidade vibratória abolida em todo MSE. Sensibilidade dolorosa diminuída em todo MSE e abolida em hemitórax E nível T8.  Força muscular grau IV em MSE (com discreta atrofia e queda imediata na manobra de sustentação), MSD e MIE. Grau V em MID. ROT simétricos diminuídos em MMSS e vivos em MMII. Sem alterações cognitivas ou de pares cranianos. (Obs. dados obtidos da pasta do paciente).
RM - abaixo.
Cirurgia acesso cervical posterior, retirada do arco posterior de C1, laminectomia de C2-C4, e exérese em bloco de lesão intramedular sangrante, de cerca de 2 cm. de comprimento. 
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, 12/8/2004 
..
Lesão alongada, bem delimitada, fortemente captante de contraste, em topografia C2-C4.  No axial T1 há aumento de volume da medula com isosinal. Com contraste, há impregnação do tumor, e hiposinal da medula acima e abaixo, sem impregnação, correspondendo a edema da medula ou cavidades hidrossiringomiélicas. Em T2 há intenso hipersinal do tumor e das áreas adjacentes, dificultando a visualização da lesão. 
..
CORTES  SAGITAIS
T1
T1
C
T2
..
CORTES  CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, 15/2/2005
..
Após 6 meses, a lesão mantinha-se virtualmente inalterada. 
..
CORTES  SAGITAIS
T1
T1
C
T2
..
T2.  Cortes fotografados com contraste forte para destacar a textura frouxa e hidratada do tumor, com áreas císticas. 
..
CORTES  AXIAIS, T2.   O tumor aparece no 8º e 9º cortes (3ª fileira).  Acima e abaixo há cavidades siringomiélicas que se estendem cranialmente até o bulbo e caudalmente até o nível do corpo vertebral de T2.  O tecido medular remanescente é visível como fina orla entre as cavidades centrais e os espaços liquóricos. 
..
..
T1 COM CONTRASTE.  Nota-se forte impregnação do tumor, que é levemente excêntrico, havendo mais tecido medular preservado à D. Há correlação com os déficits clínicos mais pronunciados no MSE. 
..
Espécime cirúrgico. Formação tumoral ovalada, bem delimitada por fina cápsula, medindo cerca de 2 cm no maior diâmetro.  Ao corte, canais vasculares dilatados e confluentes, cheios de sangue, com paredes muito delgadas.  O aspecto é virtualmente diagnóstico de hemangioblastoma já na macroscopia, e foi confirmado histologicamente.
Não apresentamos a histologia deste caso por ser superponível à de outros já postados no site. 
..
Mais sobre hemangioblastomas : Características de imagem Banco de imagens Texto de apoio Outros casos : imagem, patologia
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..