Cordoma sacral. 
Lesão inicial e recidiva gigante após 6 anos. 
..
Fem.  68 a.  Tumor na região sacral operado em outro serviço em 2000, com diagnóstico anátomo-patológico de cordoma. Refere constipação e necessidade intermitente de sondagem vesical desde a cirurgia. Manteve acompanhamento ambulatorial por 3 anos, depois perdeu-se o seguimento. Há cerca de 8 meses começou a apresentar parestesias em membro inferior E, de caráter progressivo, passando a quadro álgico de forte intensidade há 1 mês.  Sinal de Lasègue à E a 45º.  Operada novamente com retirada aparentemente completa da massa tumoral.  No pós-operatório sofreu acidente vascular cerebral, evoluindo para óbito após alguns dias em UTI.  Abaixo, dois exames de RM, em 2000 e 2006
..
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, 19/6/2000 
..
Lesão lítica bem delimitada nas vértebras distais do osso sacro, crescendo também anteriormente de forma vegetante e com contorno lobulado. Tem aspecto homogêneo, com hiposinal em T1 e hipersinal em T2, indicando alto grau de hidratação. Há discreta impregnação irregular por contraste. 
..
CORTES  SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T2
..
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
Comparando-se as imagens pesadas em T1, sem e com contraste, nota-se que a impregnação pelo gadolínio é muito tênue e restrita a certas áreas do tumor.  Em T2, a lesão brilha devido ao alto grau de hidratação do tecido neoplásico. 
....
..
CORTES  AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE.  O sentido dos cortes é de baixo para cima (ver scout, figura acima e à D). 
..
T2. O tumor está centrado no sacro e se estende de forma limitada aos tecidos próximos. Chama a atenção pelo intenso hipersinal.
..
..
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, 9/1/2006 
..
Após 5 anos e meio, observou-se extensa recidiva da lesão, que, apesar de bem delimitada, é volumosa e cresce em meio aos tecidos da região, invadindo principalmente a musculatura glútea E.  Houve retirada dos segmentos sacrais abaixo de S2, e do cóccix, na primeira cirurgia em 2000. 

O tumor é notado como massa sólida, hidratada, de contornos bem definidos, com formato alongado segundo eixo transversal.  Tem textura finamente lobulada, mostrando hiposinal em T1 e hipersinal em T2, com impregnação moderada e levemente heterogênea pelo gadolínio. Cresce anterior ao segmento restante do sacro e projeta-se à E, penetrando nos tecidos moles (músculos e tecido adiposo) da região glútea E.  Na pelve, chega à parede posterior do útero, deslocando este órgão e a bexiga para frente, e comprime o reto-sigmóide. Não invade o canal vertebral. 

..
CORTES  AXIAIS, T2.   Como houve retirada parcial do sacro na cirurgia anterior, as alças intestinais situam-se logo abaixo da pele e subcutâneo.  A seqüência dos cortes neste exame é de cima para baixo.
..
..
A arquitetura lobulada e a textura finamente heterogênea da massa neoplásica são nítidas  nestas imagens em T2, onde os lóbulos aparecem mais brilhantes devido ao alto grau de hidratação, destacando-se dos septos fibrosos intratumorais. 
..
Para mais detalhes da macro e microscopia, clique
..
T1 SEM CONTRASTE. O tumor desloca a bexiga e o útero para frente e infiltra a musculatura glútea posteriormente à articulação coxo-femural E. 
..
..
T1 COM CONTRASTE
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
Com contraste, a impregnação é mais acentuada nos septos conjuntivos que separam os lóbulos tumorais.  Com T2, forte hipersinal devido ao caráter hidratado do cordoma. 
..
CORTES  CORONAIS, T2 E T1 SEM CONTRASTE
..
CORTES  SAGITAIS, T2. Seqüência vai da linha média (1º corte) em direção à E. 
..
..
T2. Detalhes dos cortes sagitais do cordoma, mostrando o nítido caráter lobulado. Os lóbulos, sendo mais hidratados, brilham mais que os septos conjuntivos. O tecido muscular glúteo onde o tumor penetra apresenta estrias brilhantes, correspondendo a infiltração adiposa secundária a atrofia. 
..
..
T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
Caso do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs. Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff, Rogério del'Arco e Antonio Augusto Roth Vargas. 
..
Para macro e histologia deste caso, clique  »
..
Mais sobre cordoma :  Neuroimagem Neuropatologia Texto complementar Banco de imagens
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..