Cordoma
..
Esta página contém slides escaneados avulsos de origens variadas.  Clique para mais casos de cordoma em neuroimagem, histologia em HE e imunohistoquímica e texto
..
Espécimes. Cordoma de clivus, na base do crânio, após retirada dos hemisférios cerebrais. O tronco cerebral e cerebelo foram mantidos in situ. O tumor aparece como grande nódulo pardacento escuro na linha média, ocupando o corpo do esfenóide, destruindo a sela túrcica e fazendo saliência para a região supraselar. Outro nódulo abaixo e à direita preenche a cisterna do ângulo ponto-cerebelar e comprime a ponte.  Este nódulo e outros vizinhos foram expostos após retirada do rombencéfalo, nas fotos seguintes. 
..
Cordoma de clivus. Múltiplos nódulos pardacentos, de superfície lisa e lobulada, projetam-se a partir dos ossos da base do crânio que constituem o clivus (basoesfenóide e basooccipital). Base do cérebro após a retirada. O assoalho do IIIº ventrículo está afilado e esgarçado, permitindo visualizar a comissura anterior e fórnices. Há compressão do quiasma óptico. 
..
Cordoma de clivus.

Peça de base de crânio de outro caso, após fixação e em corte sagital, mostrando tumor acinzentado, heterogêneo, substituindo os ossos da base. 


 
HISTOLOGIA  -  HE.  A seguir, fotos obtidas a partir de lâminas coradas por HE (hematoxilina e eosina) de diferentes casos de cordoma. A arquitetura clássica do tumor mostra células epiteliais poligonais ou arredondadas em arranjo cordonal, em meio a uma matriz basófila e finamente espumosa. Muitas células têm vacúolos claros no ciotoplasma, que correspondem a glicogênio (ver PAS-Alcian Blue, abaixo) e dão o característico aspecto fisalíforo ou bolhoso (do grego physalis, bolha).  Variações de tonalidade devem-se a que as fotos provêm de espécimes diferentes. 
..
..
..
..
Cordoma infiltrando trabéculas ósseas.

PAS  +  ALCIAN  BLUE.  Esta técnica combina a  reação histoquímica do PAS para grupos açúcar com o azul de Alcian, um corante para mucinas ácidas (pH 2,5). As células do cordoma contêm glicogênio, que é fortemente PAS-positivo, e aparecem em lilás ou magenta, contrastando com a matriz corada pelo Alcian blue em turquesa. Ajuda a evidenciar a arquitetura cordonal do tumor. 
..
..
..
 

Weigert - van Gieson. 

Nesta técnica, fibras colágenas coram-se em vermelho, os núcleos em preto e outros elementos em amarelo. É útil para destacar o as fibras colágenas entre os cordões de células epiteliais do cordoma. 

..
Material incluído em Epon. 

Estra amostra de cordoma foi processada para microscopia eletrônica e incluída em resina plástica (no caso, Epon 812). O corte de 1 mm de espessura foi corado por azul de toluidina. Permite visualizar as células neoplásicas em azul, com detalhes dos vacúolos citoplasmáticos contendo glicogênio. A matriz aparece amorfa em róseo (reação metacromática). 

..
Agradecimento. Slides desta página escaneados pelo Sr. Adilson Abílio Piaza, fotógrafo do Depto de Anatomia Patológica, Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Campinas, SP. 
..
Cordoma em neuroimagem, histologia em HE e imunohistoquímica e texto
....
Módulo Neuro - Página Inicial Outros módulos e-mails  :  gradanat@fcm.unicamp.br___gradanat@unicamp.br
Peças - Lista
Lâminas - Lista
Índice  Alfabético  Geral
Banco de Imagens  -  Neuro
Peças - Miniaturas
Lâminas - Miniaturas
Índice Alfabético - Neuro
Textos de apoio
Roteiro  de  Aulas
Neuroimagem - Graduação
Neuromuscular
Pages in English
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Adições recentes
..