Cordoma de clivus
..
Masc.  33 a.  Há 1 mês cefaléia occipital de forte intensidade, vômitos matinais e distúrbios visuais. Com estes dados e a TC do serviço de origem, foi diagnosticada síndrome de hipertensão intracraniana devida a tumor de base de crânio. 
..
 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA 12/8/1997
..
Massa heterogênea de contornos mal definidos, na linha média, com extensão para a fossa média E. Mede 4 x 3 x 3 cm, destrói o clivus, estendendo-se para a região supraselar, e para a cisterna prépontina e ângulo ponto-cerebelar E. É predominantemente isodensa, com áreas hipodensas, focos de calcificação e impregnação heterogênea por contraste. Não há plano de clivagem com a A. basilar.   A lesão provoca leve abaulamento do tentório cerebelar adjacente e compressão do IVº ventrículo, com conseqüente dilatação leve do sistema ventricular supratentorial. 
Sem contraste  Com contraste  Janela óssea 
..
..
Sem contraste  Com contraste 
..
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, 25/9/1998 
..
MELHORES  CORTES
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
....
Lesão expansiva comprometendo o clivus, medindo 6 x 6 x 3 cm e estendendo-se às fossas cranianas média à E e posterior. Tem aspecto levemente heterogêneo, bordas regulares e forma ovalar, mostrando discreto hiposinal em T1, hipersinal nos cortes com TR longo, e impregnação intensa e heterogênea.  Lateralmente, desloca os seios cavernosos e as carótidas, que apresentam calibre preservado, e escava o lobo temporal E.  Posteriormente, comprime e eleva a ponte e o bulbo, desvia a A. basilar para trás, e se estende até o foramen magno, reduzindo seu diâmetro.  Anteriormente, chega às apófises clinóides posteriores e, por destruição do clivus, atinge o seio esfenoidal. 
..
CORTES AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
..
CORTES  AXIAIS. Comparando cortes em T1 com cortes em T2 e densidade de prótons, nota-se o alto grau de hidratação da lesão pelo hipersinal nos dois últimos. 
T1 SEM CONTRASTE T2 DP
..
Grande dilatação do corno inferior do ventrículo lateral E, com intenso afilamento do córtex, que pode ser atribuído a seqüela cirúrgica. O nódulo junto à parede ventricular,  com centro hipointenso em T1 e hiperintenso em T2 (conteúdo cístico ou necrótico), e cuja parede impregna-se por contraste, parece ser uma extensão da neoplasia.  A dilatação do IVº ventrículo deve-se provavelmente à restrição ao fluxo liquórico na fossa posterior  pelo efeito de massa do cordoma. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
..
T1 T1
C
..
CORTES  CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
....
CORTES  SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
..
..
Mais sobre cordoma :  Neuroimagem Neuropatologia Texto complementar Banco de imagens
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..