Cordoma  de  clivus
..
Masc.  41 a.  Queixa de diplopia há 4 anos, horizontal, predominantemente à mirada lateral D, de início súbito, não associada a  trauma. Cefaléia hemicrânia D há 3 meses, predominantemente parietal, que melhora com medicação.  Exame neurológico déficit do VI nervo D.  Exames de neuroimagem disponíveis:  RM 6/2001 (abaixo); TC 9/2004RM 1/2005Comparação 2001/2005
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 18/6/2001
..
MELHORES  CORTES, T1 SEM* E COM CONTRASTE
..
Comprometendo toda extensão do clivus, lesão expansiva exofítica, lobulada, 5 x 2 x 3 cm, heterogênea, predominantemente com isosinal em T1 e hipersinal em T2, com focos de ausência de sinal em T1 e T2 (calcificações ou flow void) e impregnação forte e heterogênea. A lesão é maior à D, onde comprime e desvia a ponte e o bulbo. 
..
CORTES  AXIAIS 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
..
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
..
....
CORTES  CORONAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
CORTES  SAGITAIS
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
..


..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA, 1/9/2004
..
Lesão expansiva lobulada com atenuação heterogênea, apresentando calcificações grosseiras e com intensa impregnação pelo contraste, medindo 6 x 4,5 x 7 cm. Tem centro na região do clivus, promovendo infiltração e destruição óssea da porção medial do esfenóide e da base do occipital. A lesão envolve os seios cavernosos, principalmente à E, ocupa a sela túrcica e se estende posterior e superiormente, obliterando as cisternas pré-pontina, supraselar e o ângulo ponto-cerebelar bilateralmente. A extensão inferior ocorre principalmente à E, com erosão dos ossos da base do crânio e densidade de partes moles invadindo a parede lateral da rinofaringe e o seio maxilar E através da fossa ptérigo-palatina. Dilatação dos ventrículos laterais e do IIIº ventrículo, sem sinais de efusão transependimária. IVº ventrículo de dimensões reduzidas.  Craniectomia fronto- têmporo-parietal D, associada a espessamento e hipercaptação da dura-máter adjacente. Hipodensidade córtico-subcortical do lobo frontal D, compatível com seqüela cirúrgica. 
Houve aumento de tamanho da lesão em relação à RM de 6/2001.
..
Scout de orientação dos cortes tomográficos
..
Sem contraste Com contraste Janela óssea
..
Base de crânio normal, janela óssea (para comparar). 
..
Comparação entre cordoma e base de crânio normal. Notar caráter irregular dos ossos da base do crânio no cordoma, com áreas líticas e calcificações grosseiras. 
Cordoma Normal
..


..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 26/1/2005
..
MELHORES  CORTES,  T1  SEM* E  COM  CONTRASTE
..
Na base do crânio, procedente do clivus, lesão sólida de aspecto lobulado com isosinal em T1 e hipersinal em T2, com pontos de ausência de sinal (calcificações) ou hipersinal em ambas seqüências (metemoglobina), e que se impregna fortemente pelo gadolínio. Mede 5 x 4,5 x 6 cm. Ocupa as cisternas perimesencefálica, pré-pontina, pontocerebelar D e supraselar, comprimindo acentuadamente o tronco cerebral e seus vasos, deslocando o cerebelo e chegando inferiormente até a transição bulbo medular.  Causa herniação tonsilar pelo foramen magno. Eleva o diencéfalo e comprime o IIIº ventrículo. Lateralmente, atinge os seios cavernosos, principalmente à E, envolvendo as Aa. carótida interna e cerebral média deste lado, escavando a região mesial temporal E.  Hidrocefalia supratentorial por compressão do aqueduto cerebral, sem sinais de permeação liquórica transependimária. 
..
CORTES  AXIAIS, T1 COM CONTRASTE 
..
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
..
CORTES  CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
FLAIR
..
CORTES  SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
..


..
COMPARAÇÃO DE DUAS DATAS
6/2001 1/2005
..
Mais sobre cordoma :  Neuroimagem Neuropatologia Texto complementar Banco de imagens
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..