Adenocarcinomas do estômago

 

 



 

 

 
Peça TGI-73.  Adenocarcinomas do estômago: A - na região pilórica, com metástase hepática;  B - na pequena curvatura.   Os dois estômagos são mostrados em duas faces da mesma peça. 
            Na face A, volumoso tumor exofítico, com aspecto polipóide, na região pilórica junto ao duodeno. A dilatação gástrica deve-se à subobstrução do piloro. Em cima, fragmento de fígado mostrando nódulo metastático com cerca de 1 cm., bem delimitado como costumam ser as metástases.  A superfície de corte irregular pode ser atribuida a necrose central. 
            Na face B, um carcinoma de pequena curvatura, ulcerativo e de bordos salientes. O tumor lembra o da peça acima, com a diferença que a região central sofreu necrose e descamou. Como isto não ocorreu nas bordas, elas permanecem e fazem saliência na luz. Histologicamente ambos correspondem a adenocarcinomas, provavelmente bem ou moderadamente diferenciados. 

 
Para adenocarcinoma indiferenciado do estômago (padrão  células em sinete), ver lâmina A. 271/275.  Para um adenocarcinoma bem diferenciado do reto (que mais provavelmente é o padrão que seria observado nestas peças de estômago), ver lâmina A. 149.

 
Lâminas deste assunto:
ver acima
Lâminas - lista
Lâminas - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Peças - lista
Peças - minis