Ganglioneuroblastoma  -  HE
....
Fem. 26 anos. Inicialmente (1998) tumor retroperitonial abaixo do rim esquerdo. Submetida a laparotomia em outro serviço,  observou-se volumosa massa retroperitonial com mais de 10 cm. de diâmetro, encapsulada e aderida aos planos vizinhos.  Laudo anátomo-patológico ganglioneuroblastoma. CT de 2/12/98 massa com densidade de partes moles, contorno parcialmente definido, sem calcificações, localizada entre a aorta e o rim E, rechaçando o rim póstero-lateralmente. Mede 6 x 6 x 6 cm. Discreta captação de contraste. Aorta lombar e veia cava inferior normais.  Reoperada na UNICAMP em 18/1/99.  Submetida a radioterapia adjuvante. 
Em 16/12/04 voltou com queixa há 2 meses de forte dor inframamária, que irradia para o dorso, não ventilatório - dependente, pior à noite, sem melhora com analgésicos. Dor abdominal e vômitos há 15 dias. Dor em flanco e região lombar esquerda. Trouxe ultrassom de abdômen com lesão hepática única sugestiva de metástase. Em 24/1/05 CT - massa em mediastino  médio-posterior envolvendo aorta, em contato com vértebras, ultrapassando o diafragma. Passou a apresentar constipação intestinal. Biópsia de mediastino confirmou recidiva do tumor. 

Nesta página - biópsia da massa retroperitonial em 1999; imunohistoquímica para antígenos neuronais, gliais e outros.  Em outra página, recidiva do tumor como massa mediastinal. 

..
PARAFINA  -  HE
..
Aspecto geral do tumor.  .
Neoplasia constituída por células  imaturas e neurônios em várias fases de maturação.  As células neoplásicas estão arranjadas em agrupamentos ou lóbulos, separados por septos de tecido fibroso. 

Devido ao componente imaturo, o ganglioneuroblastoma é um tumor maligno, com feições intermediárias entre o neuroblastoma  e o ganglioneuroma.

..
Células imaturas ou indiferenciadas.  Nos lóbulos predominam as células imaturas, com núcleos redondos, pequenos, com cromatina densa, e citoplasma escasso. Há moderada variação do volume e cromatismo nucleares (anisocariose).  Algumas células têm citoplasma claro ou vacuolado.  Entre as células imaturas,  há uma proporção variável de células maiores com diferenciação no sentido de neurônios maduros. 
Mitoses típicas.
Mitoses atípicas. Podem mostrar mais de um fuso mitótico, cromossomos em mais de uma placa metafásica, arranjo irregular dos cromossomos na placa metafásica, etc.
..
Areas rosetóides e pseudorosetas de Homer Wright.  São áreas róseas dentro dos lóbulos, com pobreza de núcleos e aspecto finamente fibrilar do tecido.  Quando os núcleos circundam uma pequena área central sem núcleos, fala-se em pseudoroseta de Homer Wright, uma evidência de diferenciação neuronal ainda incipiente, freqüente nos neuroblastomas
..
Diferenciação neuronal.   Neste exemplo há muitas células com diferenciação neuronal nítida (núcleo grande e vesiculoso, cromatina bem distribuída, nucléolo proeminente). Contudo, na grande maioria delas, o citoplasma não é abundante e não se observam corpúsculos de Nissl. 
..
Neurônios bi- e trinucleados. Mesmo células com diferenciação neuronal podem ser atípicas, com variação de tamanho do núcleo e polinucleação. 
..
Infiltrado inflamatório focal.  Focos de infiltrado crônico inespecífico não são raros neste tipo de tumor. 
..
Para mais imagens deste caso:  IH para antígenos neuronais IH para antígenos gliais e outros Recidiva após 
6 anos
....
Sobre tumores neuroblásticos e neuronais: Neuroblastoma da supra-renal (no curso de graduação) Neuroblastoma do olfatório Ganglioneuroblastoma, ganglioneuroma :  Neuroimagem Neuropatologia Texto
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..