Nefropatia  diabética
Lâm.  A. 288/314
..
Alterações renais no diabete mélito. As alterações principais ocorrem nos glomérulos e caracterizam-se por:
a) espessamento da membrana basal dos capilares (só visível com PAS ou microscopia eletrônica e não demonstrada aqui); 
b) glomerulosclerose intercapilar difusa
c) glomerulosclerose intercapilar nodular, ou lesão de Kimmelstiel-Wilson

Hialinose arteriolar e hialinização glomerular, alterações inespecíficas, encontradas também na hipertensão arterial, são particularmente marcadas na nefropatia diabética. 

..
..
 
Glomerulosclerose intercapilar difusa.  Consiste no aumento difuso da matriz mesangial.  Na HE, aparece como maior quantidade de material róseo entre os núcleos.  Para boa visualização, contudo, é necessária a técnica do PAS (ácido periódico + reativo de  Schiff), que cora os glicosaminoglicans da matriz em vermelho magenta (não mostrado aqui). Comparar com glomérulos normais de outro caso, na última linha deste quadro. 

A glomerulosclerose intercapilar difusa é considerada inespecífica, pois pode ser observada na hipertensão arterial sistêmica, senilidade e doenças hepáticas, principalmente cirrose. Já a glomerulosclerose intercapilar nodular (ver mais abaixo) é considerada característica da nefropatia diabética. 

Glomerulosclerose intercapilar difusa. Glomérulos  normais (de outro caso).  Os capilares aparecem mais nítidos e com maior número de hemácias. Há menos material róseo entre os núcleos do glomérulo. 
..
 
Glomerulosclerose intercapilar nodular de Kimmelstiel-Wilson.  É considerada a lesão mais característica, virtualmente patognomônica da nefropatia diabética. Há espessamento mesangial na forma de nódulo, geralmente único, hialino e acelular, envolvendo um lóbulo glomerular. Está sempre associada à glomerulosclerose difusa. No longo prazo, 15 a 30% dos diabéticos desenvolvem glomerulosclerose  nodular. 
..
Ver também lâmina nova de lesão de Kimmelstiel-Wilson 
..
 
 
A hialinose arteriolar, lesão inespecífica encontrada, entre outras situações, na hipertensão arterial sistêmica, é geralmente muito pronunciada em rins de diabéticos crônicos. A deposição subendotelial de proteínas em arteríolas aferentes glomerulares leva à isquemia e hialinização de numerosos glomérulos. 

Hialinização glomerular

 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis