Ganglioglioma com componente sarcomatoso - 2. RM
Masc.  23 a.   Para história, ver página anterior

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, 3/10/2006 
..
Lesão intracortical no lobo parietal E, que se impregna parcialmente por contraste.  A fita de córtex cerebral alarga-se e borra-se ao penetrar na lesão. O córtex na área tumoral é mais espesso, tem hiposinal em T1 e hipersinal em T2, sugerindo maior hidratação em relação ao córtex normal.  Há edema marcado da substância branca subcortical, estendendo-se até o ângulo lateral do ventrículo. Contudo, o efeito de massa é pequeno, quase não se notando desvio da linha média. 
..
MELHORES  CORTES
CORONAL, T1 SEM CONTRASTE (IR) T1 COM CONTRASTE
T1 COM CONTRASTE T2
AXIAL, T1  T1 COM CONTRASTE FLAIR
SAGITAL, T1  T1 COM CONTRASTE
..
EXAME  EM  DETALHE
CORTES  CORONAIS,  T1 SEM CONTRASTE, IR (inversion recovery)
IR é uma seqüência pesada em T1 que permite máxima distinção entre substância cinzenta e branca. É a melhor para estudo do córtex e suas anomalias, como polimicrogiria ou tumores associados ao córtex, como gangliogliomas e DNETs. 
CORONAL T1. 

A lesão chama mais a atenção pelo edema da substância branca em volta. Contudo, a principal alteração está no córtex.  Acompanhando-se o córtex de baixo para cima, nota-se um ponto onde o córtex se alarga e perde suas características de sinal, continuando-se com um segmento mais espesso, com hiposinal, que provavelmente corresponde ao tumor. 

..
T1 COM CONTRASTE.  Há impregnação de parte da lesão, limitada ao córtex e adjacência.  Em correlação com a histologia  da lesão, esta área deve corresponder ao ganglioglioma com componente sarcomatoso.  Admitimos que o tumor não possui barreira hemoencefálica, devido à falta de astrócitos fibrilares no componente sarcomatoso, daí permitir passagem de contraste. 
..
T2. Permite visualização satisfatória do córtex normal com a lesão e da substância branca limítrofe, que mostra considerável edema. O edema deve ser crônico, pois há pouco efeito de massa (não há quase desvio da linha média, o que sugere que a acumulação do edema é lenta). 
..
CORTES  AXIAIS.  Obs. seqüências não tomadas com mesma inclinação ou espaçamento dos cortes. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE FLAIR
..
CORTES  SAGITAIS. Mostra edema da substância branca como hiposinal, e a área de impregnação, correspondente ao tumor, já vista em outros planos. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
....
Caso do Hospital Estadual de Sumaré, SP, gentilmente contribuído pelos Drs. Ana Sílvia Menezes e José Ribeiro de Menezes Netto, Laboratório Menezes, Campinas, SP. 

Agradecemos à Profa. Dra. Eliane Maria Ingrid Amstalden e aos Drs. Leandro Luiz Lopes de Freitas e Antônio A A Vital Brazil,  do DAP-UNICAMP, por inestimável colaboração no estudo deste caso. 

..
Para mais imagens deste caso: 
TC HE, colorações IH
Sobre gangliogliomas Características de imagem dos gangliogliomas Neuroimagem e neuropatologia de outros casos de ganglioglioma
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE