Esclerose múltipla pseudotumoral. 
1.  TC, RM
Fem.  32 anos.  Há 2 dias, quadro de hipertensão intracraniana : náuseas, vômitos, diplopia, paresia do VIº nervo craniano à E, diminuição do nível de consciência, sem sinais focais. Há informação de que, cerca de duas semanas após a RM aqui demonstrada, a paciente desenvolveu lesão semelhante contralateral. Antecedentes: longa história de cefaléia tipo enxaqueca, intermitente. A lesão foi interpretada como neoplásica (lembrando astrocitoma difuso de baixo grau), e foi realizada exérese cirúrgica parcial.  Para aspecto histológico, clique.

 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
Sem contraste. Grande lesão hipodensa na substância branca do lobo frontal D, com limites imprecisos, aparentemente extendendo-se pelo joelho do corpo caloso ao outro hemisfério. Causa discreto desvio das estruturas da linha média. Ventrículos de volume normal. 
Com contraste, não há impregnação da lesão. 

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
Extensa lesão atingindo a quase totalidade da substância branca do lobo frontal D, atingindo posteriormente os núcleos da base e o ramo anterior da cápsula interna D, e avançando pelo corpo caloso ao hemisfério contralateral. A substância branca na área lesada mostra hiposinal em T1, e forte hipersinal em T2 e FLAIR. Aparentemente poupa o córtex, que tem espessura e características de sinal preservados.  Com contraste não há impregnação. 
..
MELHORES  CORTES
CORTES  AXIAIS. Lesão tem hiposinal em T1, não se impregna por contraste e tem hipersinal em FLAIR indicando alto grau de hidratação. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE FLAIR
..
CORTES  CORONAIS. Lesão parece envolver difusa e homogeneamente a substância branca frontal, poupando o córtex. Ausência de impregnação por contraste. 
T2 T1 COM CONTRASTE
..
CORTES  SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE.  O terço  anterior do corpo caloso está afetado. 
..
EXAME  EM  DETALHE
CORTES  AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM  CONTRASTE
..
FLAIR
..
T2
..
CORTES  CORONAIS, T2
..
T1 COM  CONTRASTE
..
CORTES  SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE
DETALHES
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
Ausência de impregnação por contraste no centro ou na periferia da lesão. 
..
Caso contribuído pelos Drs. Amilcar Castro de Mattos (Neuropatologia) e Susana Mory (dados clínicos e exames de imagem),  Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC), Campinas, SP. 
..
 Para mais imagens deste caso: Lâminas escaneadas, HE IH
Sobre  esclerose  múltipla:
Casos de neuroimagem Banco de imagens
(1) (2) (3) (4)
Texto complementar
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE