Condroma cístico intracraniano de convexidade
..
Masc. 16 a. Episódios de crises tônico-clônicas generalizadas, sem déficits neurológicos focais ou sinais de hipertensão intracraniana.  Clique para TC, RM, macroscopia do tumor, lâminas escaneadas, HE, imunohistoquímica
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA. Melhores cortes.  Lesão cística bem delimitada, arredondada, em topografia parafalcina na convexidade do lobo parietal direito, fazendo contato com a face interna do crânio. Tem parede isodensa à substância cinzenta, com numerosas calcificações puntiformes e confluentes. Conteúdo homogêneo, hipodenso em relação ao tecido cerebral. Com contraste, destaca-se fina orla impregnada. Há relativamente pouco desvio da linha média ou efeito de massa, com preservação da forma dos ventrículos, sugerindo lento crescimento. 
Axiais, sem contraste. Com contraste.
Coronal,  Sagitais, com contraste.
Mais imagens deste exame.
....
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, melhores cortes  -   AXIAIS.  Aspectos superponíveis aos da TC acima. A lesão é extraaxial, separada do cérebro por uma fina camada de líquor, que dá hipersinal em T2 e FIESTA. A parede da lesão é hipointensa tanto em T1 como em T2, sugerindo tecido mais denso e menos hidratado que o cérebro. Com contraste, há uma fina orla de impregnação em toda volta, indicando vasos permeáveis, sem barreira hemoencefálica.  O conteúdo tem hipersinal em T1, especialmente em uma periferia em forma de foice na face externa, sugerindo conteúdo hemático. Tem forte hipersinal em T2 e FLAIR, mostrando composição altamente hidratada e proteica. As calcificações já demonstradas na TC aparecem como ausência de sinal no gradiente. Com difusão, há restrição ao movimento browniano das moléculas de água na faixa do conteúdo mais densa à direita, mas não no restante.  Na correlação com a peça, esta parte correspondia a coágulos sanguíneos. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
FIESTA FLAIR GRADIENTE
DIFUSÃO  CORONAL, T2 SAGITAL, T1 SEM CONTRASTE
Mapa em T2 CORONAL, SAGITAL, T1 COM CONTRASTE
Mais imagens deste exame.   Macroscopia da lesão
..
TOMOGRAFIA   COMPUTADORIZADA 
..
Axial, sem contraste 
..
Axial, com contraste 
..
Coronal, com contraste
..
Sagital, com contraste 
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
CORTES  AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
FIESTA
..
FLAIR
..
GRADIENTE
..
DIFUSÃO  E  MAPA  EM  T2
..
CORONAL, T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
SAGITAL, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
....
Agradecimentos. Caso do Hospital Medical de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs. Hoyama da Costa Pereira e Vladimir Rodrigues Gutiérres.   Imagens da tomografia computadorizada por obséquio do Dr. Renato Lopes Roma, Limeira, SP. 
..
Para  neuropatologia deste caso (macro, parafina), clique  »
..
Sobre  condromas do  crânio
Condromas da foice e convexidade cerebral
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
...
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
..