Xantoastrocitoma  pleomórfico com acúmulo citoplasmático de glicogênio - 
4.  Microscopia eletrônica
..
Microscopia eletrônica deste material, apesar de enviado já fixado em formol, foi de grande valia para estabelecer a natureza do material depositado no citoplasma das células neoplásicas. Demonstrou ser constituído de grânulos finos permeando entre as organelas, que afastava os filamentos intermediários do citoesqueleto para a periferia.  As características ultraestruturais levantaram a hipótese de glicogênio, depois confirmada pela reação do PAS sem e com diastase.  Também revelou a ausência de membrana limitante, afastando a possibilidade de vacúolos autofágicos. 
Estes achados mostram que, mesmo material de biópsias correntes, não imediatamente preservadas em glutaraldeído, como é ideal, pode ser muito útil no estudo ultraestrutural de tumores do sistema nervoso. 
..
A área rica em glicogênio aparece mais eletrolucente e pobre em organelas que o citoplasma em volta. Não há membrana limitante. Os grânulos de glicogênio são finos, homogêneos, de tamanho comparável, mas menos eletrodensos que os ribossomos. 
O material acumulado afasta as organelas, como mitocôndrias, para a periferia. No meio do glicogênio observam-se principalmente ribossomos livres ou em rosetas, e cisternas do retículo endoplásmico liso ou rugoso, freqüentemente dilatadas. 
..
Outros exemplos. 
Grânulos de glicogênio aparecem como diminutas partículas de eletrodensidade intermediária, homogênea e finamente divididas, dispersando organelas. 
..
Filamentos intermediários são o principal constituinte do citoesqueleto. No caso de astrócitos, são representados pelo GFAP (proteína glial ácida fibrilar) e vimentina, ambos demonstráveis por imunohistoquímica. 
..
Pseudoinclusões intranucleares são insinuações de citoplasma por dobras da membrana nuclear, dando a impressão de estruturas intranucleares.  A natureza citoplasmática fica óbvia ao observar-se organelas, como ribossomos e mitocôndrias. 
Uma dobra da membrana nuclear originando uma pseudoinclusão é vista neste plano de corte perpendicular. No interior, vêem-se ribossomos e cisternas dilatadas do retículo endoplasmático. 
..
Prolongamentos citoplasmáticos com grande concentração de filamentos intermediários arranjados em feixes multidirecionados, lembrando os fios de uma corda. 
Comparativo com inserção de IH para vimentina, mostrando um prolongamento celular dirigido a vaso. 
..
Caso do Hospital da Santa Casa de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs. Antonio Augusto Roth Vargas, Marcelo Senna Xavier de Lima e Paulo Roland Kaleff.
..
 Para mais imagens deste caso: TC HE, PAS IH
Características de imagem dos xantoastrocitomas Sobre o xantoastrocitoma pleomórfico
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE