Meningioma secretor de asa do esfenóide com hiperostose, + componentes intracraniano e intraorbitário.  2. PAS, IH
Paciente com clássico meningioma da grande asa do esfenóide causando hiperostose. Os três componentes: intraósseo, intracraniano e intraorbitário foram enviados em frascos separados para exame anátomo-patológico. 
..
COLORAÇÕES  ESPECIAIS
..
PAS. Cora fortemente os corpos pseudopsamomatosos, sugerindo natureza glicoproteica.  As células meningoteliais sem corpúsculos não se coram. 

 
IMUNOHISTOQUÍMICA
..
AE1AE3. Este coquetel de anticorpos contra queratinas de alto e baixo peso molecular marca fortemente o citoplasma das células que sintetizam os corpos pseudopsamomatosos. A maioria dos corpúsculos não se marca. As células meningoteliais não secretoras são negativas, indicando que as células secretoras têm propriedades diferentes das outras. 
..
EMA. Antígeno epitelial de membrana marca tanto o citoplasma das células secretoras como o das não secretoras, e marca os corpúsculos pseudopsamomatosos mais intensamente. 
..
CEA. Antígeno cárcino-embriônico é mais expressado pelas células secretoras, tanto no citoplasma quanto nos corpúsculos pseudopsamomatosos. 
..
Caso do Serviço de Neurocirurgia do Hospital  da Santa Casa de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs. Antonio Augusto Roth Vargas, Marcelo Senna Xavier de Lima e Paulo Roland Kaleff.
..
 Para mais imagens deste caso: TC, RM HE ME
Características de imagem dos meningiomas Neuroimagem: meningiomas por topografia Neuropatologia dos meningiomas
Meningiomas mais raros: Cordóide Rico em linfócitos e plasmócitos Secretor Microcístico Angiomatoso
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE