Tumor neuroectodérmico primitivo (PNET) de raízes da cauda eqüina
..
Masc.  21 a.  História de 2 semanas de paraparesia progressiva. 

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
Lesão expansiva intradural extramedular, ocupando o canal vertebral ao nível dos corpos vertebrais de T12 e L1, em situação póstero-lateral D, comprimindo e deslocando o cone medular. Insinua-se pelo foramen intervertebral T12-L1 à D, que está alargado, expandindo-se nos tecidos moles paravertebrais adjacentes (lesão em ampulheta) com limites mal definidos.  A lesão apresenta isossinal em T1, hipersinal em T2, é levemente heterogênea e impregna-se leve- e irregularmente pelo contraste. 
..
MELHORES CORTES, SAGITAIS, T2.  Nestes cortes orientados da direita para a esquerda, a lesão intracanal é notada nos cortes 3 a 5, como massa bem delimitada ao nível dos corpos vertebrais de T12 e L1, que desloca anteriormente o cone medular e as raízes da cauda eqüina.  No primeiro corte (em cima e à E), nota-se o componente extracanal, na forma de nódulo arredondado paravertebral, com intenso hipersinal em T2 (seta), indicando caráter hidratado. No corte seguinte, o foramen de conjugação (intervertebral) T12 - L1 encontra-se obliterado pelo tumor e dilatado (seta). 
Imagens pesadas em T1 são semelhantes.  Ver RM em detalhe
..
CORONAIS,  T2.  Nestas imagens em planos tangenciais à face posterior da medula,  a coluna de líquor brilha, sendo interrompida pelo tumor no nível T12-L1. Este aparece com hipossinal (imagem escura), que se exterioriza à D pelo foramen de conjugação ou intervertebral, entre os pedículos de T12 e L1. 
..
SCOUT para orientação dos cortes axiais
..
CORTES  AXIAIS, T1 COM CONTRASTE.  O tumor aparece inicialmente à D, deslocando a medula para frente e à E. Logo todo o canal aparece preenchido, sem líquor e com pouca distinção entre a medula comprimida e o tumor. Este exterioriza-se pelo foramen intervertebral T12-L1 à D, expandindo-se nos tecidos moles paravertebrais, inclusive na musculatura dorsal (lesão em ampulheta ou em halteres).  Cortes representados: 3, 4, 6, 7, 10, 13. 
..
..
..
CORTES  AXIAIS comparativos  nos  mesmos  níveis
. T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
3
7
10
..
Impregnação  por  contraste.  A captação de contraste paramagnético pelo tumor é relativamente tênue.  A comparação de imagens obtidas antes e depois da administração do gadolínio permite visualizar as diferenças. 

..

EXAME  EM  DETALHE
..
CORTES  SAGITAIS,  T2
..
SAGITAIS,  T1 SEM CONTRASTE
..
CORONAIS,  T2
..
SCOUT para orientação dos cortes axiais
..
CORTES AXIAIS ,  T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
CORTES  AXIAIS comparativos  nos  mesmos  níveis
. T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
3
4
6
7
10
13
..
 Para mais imagens deste caso: HE, colorações especiais IH
..
Textos complementares relacionados:
Tumor neuroectodérmico primitivo periférico (pPNET)
Tumores neuroendócrinos e neuroectodérmicos
Tumores de pequenas células redondas
Sarcoma de Ewing / pPNET
CD99
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem -
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..