Metástase cerebral de carcinoma broncogênico 
do tipo oat cell
..
Fem.  59 a.  Sem história clínica. 

 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA 
..
Grande lesão heterogênea, com focos de calcificação, áreas mais sólidas e áreas de menor densidade, sendo que estas últimas podem representar líquido ou áreas necróticas. As áreas sólidas e a periferia da lesão se impregnam por contraste. Há edema perilesional que se estende às cápsulas interna e externa do hemisfério afetado e à substância branca contralateral. Observa-se grande efeito de massa, desviando e comprimindo os cornos anteriores dos ventrículos laterais, causando hérnia de cíngulo e reduzindo os sulcos e cisternas. Discreta hidrocefalia contralateral (por compressão dos foramens de Monro e/ou do III ventrículo). 
..
Sem contraste  Com contraste 
..
            Dois cortes tomográficos pelo tórax, com contraste. O da E., no nível das câmaras cardíacas e do hilo pulmonar, mostra massa bilobulada, central, heterogênea, com impregnação, no pulmão E.  O corte da D. é mais acima, no nível da veia cava superior, e mostra no mediastino massa heterogênea correspondente a linfonodomegalia pelo comprometimento tumoral.
..
..
Características de imagem de metástases

Metástases constituem de 25 a 33% de todas as lesões tumorais cerebrais.  80% são múltiplas. São mais freqüentes em idosos. Locais comuns são no crânio (na calota, especialmente dos tumores de pulmão e mama),  no parênquima (que é o sítio preferencial,  principalmente na junção entre substância branca e cinzenta), e nas leptomeninges. Menos habitualmente são vistas na dura-máter e em placas piais ou subpiais. Raramente, há a encefalite carcinomatosa e a encefalite límbica, esta última uma doença paraneoplásica. 

No crânio, podem-se observar desde pequenas metástases diplóicas até grandes áreas de destruição óssea. Metástases ósseas muitas vezes envolvem também a dura-máter. Metástases leptomeníngeas são menos comuns que as parenquimatosas. O espaço subaracnóideo pode ser difusamente envolvido, comprometendo principalmente as cisternas basais. 

Tumores de origem de metástases ao SNC em ordem decrescente: pulmão, mama, melanoma, tumores gastrointestinais e gênito-urinários. 

TC. Sem contraste, mostram-se como massas iso- ou hiperdensas. Raramente calcificam.  Com contraste, têm reforço sólido ou anular. É característico que apresentem acentuado edema ao redor. 

RM.  São hipointensas em T1 e iso- ou hiperintensas em T2. Reforçam-se moderada a intensamente com contraste.  Em geral apresentam grande edema ao seu redor. Pulmão e mama são origem comum de metástases císticas ou necróticas.  Pode haver hemorragia em diferentes estágios, sendo mais comuns no melanoma. 
 


 
Este assunto em Neuropatologia
Neuroimagem
Vascular
Trauma
Inflamações
Neoplasias
..
Módulo Neuro - Página Inicial Outros módulos e-mails  :  gradanat@fcm.unicamp.br___gradanat@unicamp.br
Peças - Lista
Lâminas - Lista
Índice  Alfabético  Geral
Banco de Imagens  -  Neuro
Peças - Miniaturas
Lâminas - Miniaturas
Índice Alfabético - Neuro
Textos de apoio
Roteiro  de  Aulas
Neuroimagem - Graduação
Neuromuscular
Pages in English
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Adições recentes
..