Meningiomas  múltiplos, schwannoma do N. acústico E e ependimoma bulbo-medular na  neurofibromatose  tipo  2
..
Fem.  51 a.  Paciente portadora de neurofibromatose do tipo 2. Hemiparesia E progressiva. 

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA
..
            As seqüências abaixo, obtidas em planos sagitais, axiais e coronais, mostram múltiplos meningiomas localizados bilateralmente em várias regiões da convexidade cerebral, aderidos à dura-máter, com vários tamanhos e características semelhantes.  A presença de meningiomas múltiplos é uma das características da neurofibromatose do tipo 2. Esta paciente apresentava também schwannoma do N. acústico E e ependimoma na transição bulbo-medular. 
..
 
MENINGIOMAS
..
CORTES SAGITAIS.  T1 com contraste
T1 sem contraste CORTES AXIAIS.  T1 com contraste
..
CORTES CORONAIS.  T1 com contraste
..
 
IMPREGNAÇÃO DOS MENINGIOMAS POR CONTRASTE.  Os meningiomas captam fortemente o contraste paramagnético, destacando-se do cérebro adjacente. 

INFILTRAÇÃO ÓSSEA E HIPEROSTOSE.  Os meningiomas, por originar-se na aracnóide, estão intimamente associados à dura máter, a qual freqüentemente invadem. A infiltração óssea pelos meningiomas pode tanto destruir o osso (lesões líticas) como causar proliferação óssea reacional (hiperostose). No presente caso, um dos tumores, em localização frontal D., cresce na díploe, causando espessamento e, em certo trecho, destruição da tábua interna.  A hiperostose aparece como hiposinal em T1 sem contraste. Se há meningioma associado, este se impregna por contraste e aparece brilhante no T1 com contraste. 

..
 
OSSOS  DA  CALOTA  CRANIANA  NA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA.  Na RM, o osso, tecido compacto e calcificado, dá hiposinal (isto é, aparece em preto).  Nos ossos da convexidade, é possível em geral distingüir-se as tábuas externa e interna como duas linhas de hiposinal, separadas pela díploe. Esta aparece com hipersinal porque há gordura na medula óssea. Nas suturas entre os ossos do crânio não há díploe e as tábuas externa e interna estão fundidas. O subcutâneo do couro cabeludo é a estrutura mais externa, muito brilhante devido à riqueza em gordura (portanto, em macromoléculas). A dura-máter é vista como uma fina camada de isosinal acolada à tábua interna, que se impregna em T1 com contraste.  Imagens pesadas em T1, obtidas de outro paciente para servir de comparação. 
..
 
No corte sagital abaixo, um dos meningiomas cresce na díploe do osso frontal. A tábua óssea externa está comprimida e afilada em certos trechos. A tábua óssea interna está espessada (hiperostose), um processo reativo à presença do tumor. Contudo, apresenta trecho muito adelgaçado, onde quase desaparece.  O tumor apresenta impregnação pelo contraste. Além da lesão no osso há dois outros tumores extraaxiais parasagitais bem delimitados, homogêneos, sólidos e impregnados. Uma pequena lesão semelhante é visível na extremidade anterior do lobo temporal (há portanto, uma meningiomatose).
 
Abaixo, o mesmo meningioma com infiltração óssea, demonstrado em um corte coronal. A lesão tem áreas mais sólidas e compactas, que aparecem com hiposinal e podem ser calcificações. Infiltra e dá hiperostose da tábua óssea externa (linha preta irregular). O tumor cresce no interior da díploe e destrói a tábua óssea interna, que desapareceu onde está o tumor. Nota-se ainda a cauda dural, uma região de impregnação da dura que não é considerada infiltração neoplásica, mas reação à neoplasia. 
..
Corte sagital. Vários meningiomas baseados na dura, com base de implantação larga. A região de ausência de sinal na lesão mais anterior é calcificação.  Corte coronal. Múltiplos meningiomas. Notar cauda dural. 
..
 
CORTES AXIAIS em FLAIR mostram os meningiomas como lesões compactas. Na fig  à E., as áreas de hiposinal correspondem a calcificações. Na fig. à D. nota-se o halo de edema na substância branca em torno do tumor (aparece com forte hipersinal). Na margem anterior é possível observar pequenos focos de hiposinal, que correspondem a vasos peritumorais (flow void). 
..
 
CORTES AXIAIS em T2 também mostram os meningiomas como lesões compactas, relativamente homogêneas, com áreas calcificadas. A lesão maior tem leve hipersinal em relação ao córtex, indicando ser um pouco mais hidratada que este. Já a lesão intraóssea é consideravelmente mais hidratada. Em volta da lesão maior aderida à foice notar o halo de  líquor, que indica ser o tumor extraaxial. Internamente ao líquor há uma fina camada de hiposinal, composta por vasos. O córtex cerebral é comprimido pelas lesões.
..


..
SCHWANNOMA
..
 
CORTES AXIAIS pela fossa posterior, em T1 sem e com contraste, mostram pequeno tumor sólido na raíz do nervo VIII E. Este é um pouco hipointenso em relação ao tecido nervoso, e se impregna fortemente por contraste.  O tumor penetra no canal auditivo interno. Há uma porção na cisterna do ângulo ponto-cerebelar e uma porção intracanalicular. Pelas características de imagem, porém, não se pode a rigor diferenciar entre um schwannoma e um meningioma, por tratar-se de uma lesão pequena e relativamente homogênea. Na fig à D., que foi propositalmente superexposta, é possível distinguir os nervos VII (pequena seta amarela) e VIII (pequena seta vermelha) direitos. 
..


..
EPENDIMOMA
..
 
EPENDIMOMA DA TRANSIÇÃO BULBO-MEDULAR.  Na fig. em cima e à E, corte sagital próximo à linha média. Além dos vários meningiomas implantados na foice, fossa anterior e  tentório (setas amarelas), nota-se na junção bulbo-medular lesão intraaxial bem delineada e heterogênea.  Corresponde a um ependimoma também visto no corte coronal (fig. em cima e à D.).  Nas figs. embaixo, cortes axiais pesados em T1, sem e com contraste. A lesão é hipointensa sem contraste. No corte com contraste mostra centro com hiposinal (área cística ou necrótica) e impregnação anular. 

 
Características de imagem do 
meningioma
Este assunto em Neuropatologia
Neuroimagem
Vascular
Trauma
Inflamações
Neoplasias
..
Módulo Neuro - Página Inicial Outros módulos e-mails  :  gradanat@fcm.unicamp.br___gradanat@unicamp.br
Peças - Lista
Lâminas - Lista
Índice  Alfabético  Geral
Banco de Imagens  -  Neuro
Peças - Miniaturas
Lâminas - Miniaturas
Índice Alfabético - Neuro
Textos de apoio
Roteiro  de  Aulas
Neuroimagem - Graduação
Neuromuscular
Pages in English
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Adições recentes
..