Criptococomas cerebrais: lesão pseudotumoral em cerebelo e outra pequena no subtálamo 
..
Fem.  26 a.  Diabética, hipertensa, HIV negativo. Cefaléia com foto- e fonofobia há 1 mês. Quadro de entrada: paralisia facial E, dificuldade de fala, diplopia.  Alteração do IV e VII nervos E, dismetria e fala escandida. LCR com hiperproteinorraquia (64 mg/dl) e hiperglicorraquia (183 mg/dl, pelo diabetes). Biópsia estereotáxica revelou criptococose no parênquima. Foi tratada com anfotericina B e dexametasona com melhora do quadro clínico.

 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
..
Com contraste 
 
O corte à E é situado acima do da D. Mostra lesão arredondada com edema e impregnação por contraste na região subtalâmica D,  causando desvio e compressão do III ventrículo. As duas imagens mostram também lesão heterogênea no vermis cerebelar, com impregnação periférica por contraste.  Esta lesão aparece maior na segunda imagem. 
..


..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
 
CORTES CORONAIS em T1 COM CONTRASTE mostram as duas lesões. A lesão cerebelar está situada na porção superior do vermis. Tem aspecto pseudotumoral: bordas irregulares, centro hipointenso não impregnado e impregnação periférica. A outra lesão, no subtálamo junto ao III ventrículo, impregna-se homogeneamente por contraste.
 
CORTES SAGITAIS em T1 SEM CONTRASTE mostram a lesão cerebelar com aspecto hipointenso e heterogêneo. A lesão subtalâmica (seta amarela) tem leve halo de hipersinal no T1 sem contraste, que pode representar uma maior concentração de proteínas (macromoléculas) ao redor, ou um pequeno sangramento (sinal da metahemoglobina). 
 
CORTES  AXIAIS em T2, revelam que a lesão cerebelar tem forte hipersinal, significando que é hidratada, e mostram também halo de edema perilesional que se confunde com a própria lesão. 
..
Ambas lesões podem ser interpretadas como criptococomas, ou seja, acúmulos intraparenquimatosos de parasitas causando lesões pseudotumorais.  A natureza das lesões só foi estabelecida pelo encontro dos parasitas na biópsia da lesão maior. 
..
 
Este assunto em Neuropatologia
Neuroimagem
Vascular
Trauma
Inflamações
Neoplasias
..
Módulo Neuro - Página Inicial Outros módulos e-mails  :  gradanat@fcm.unicamp.br___gradanat@unicamp.br
Peças - Lista
Lâminas - Lista
Índice  Alfabético  Geral
Banco de Imagens  -  Neuro
Peças - Miniaturas
Lâminas - Miniaturas
Índice Alfabético - Neuro
Textos de apoio
Roteiro  de  Aulas
Neuroimagem - Graduação
Neuromuscular
Pages in English
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Adições recentes
..