Astrocitoma  difuso  de  hemisfério cerebral
..
Masc.  28 a.  Há 6 meses crise tônico-clônica generalizada. Ficou sem crises até há 4 dias, quando teve 3 crises generalizadas seguidas. Líquor com bioquímica e celularidade normais. 

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA
..
 
T1 COM  CONTRASTE. Cortes coronais. O tumor aparece como área de hiposinal parietal posterior E, de contorno mal definido, afetando substância branca e córtex. O corte a E foi feito no nível da veia cerebral magna (vista como ponto brilhante abaixo do esplênio do corpo caloso).  O corte a D é mais posterior, no nível da cisterna cerebelar superior.  Não há impregnação da neoplasia por contraste. 
..
 
Cortes sagitais. O tumor aparece como lesão hipointensa comprometendo a substância branca e a cinzenta parietal superior e posterior. As imagens em cima mostram uma área mais hipointensa no interior da neoplasia, com margem nítida, que pode corresponder a um cisto ou área de necrose. Ausência de impregnação do tumor por contraste.  As imagens embaixo são mais laterais. 
T1 SEM  CONTRASTE T1 COM  CONTRASTE
..
 
T2. Cortes axiais. Grande área de hipersinal na substância branca e cinzenta parietal posterior e superior E, correspondendo à neoplasia, cujas bordas são mal definidas. Nota-se apagamento dos sulcos e leve desvio da linha média (efeito de massa). 

 
Características de imagem dos 
astrocitomas difusos de baixo grau.
Este assunto em Neuropatologia
Neuroimagem
Vascular
Trauma
Inflamações
Neoplasias
..
Módulo Neuro - Página Inicial Outros módulos e-mails  :  gradanat@fcm.unicamp.br___gradanat@unicamp.br
Peças - Lista
Lâminas - Lista
Índice  Alfabético  Geral
Banco de Imagens  -  Neuro
Peças - Miniaturas
Lâminas - Miniaturas
Índice Alfabético - Neuro
Textos de apoio
Roteiro  de  Aulas
Neuroimagem - Graduação
Neuromuscular
Pages in English
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Adições recentes
..