Corioamnionite
Lam. A. 347

 

 
            A corioamnionite é a infecção mais comum da placenta e decorre da ruptura precoce da bolsa amniótica, que contém o feto. A ruptura leva à perda do líquido amniótico (relatada pela paciente) e permite a entrada de bactérias na cavidade amniótica, provenientes da vagina. Isto causa uma infecção aguda do âmnio (membrana fina revestida por epitélio cúbico) e do cório (tecido conjuntivo vascularizado), ambos de origem fetal, resultando em exsudato purulento que recobre a face fetal da placenta e o cordão umbilical. Nesta lâmina, o âmnio mostra espessa camada de exsudato fibrino-purulento e o epitélio amniótico normal praticamente desapareceu. 
                A lâmina presta-se também para observar aspectos normais da placenta  (detalhes nos quadros abaixo). 

 
PLACA CORIÔNICA DA PLACENTA COM CORIOAMNIONITE. 

A placa coriônica corresponde à superfície da placenta voltada para a cavidade uterina e, portanto, para o feto. Normalmente tem superfície lisa e brilhante, dada pelo âmnio. Neste caso houve infecção ascendente da cavidade amniótica, e o âmnio foi parcialmente destruído pelo exsudato purulento, que aparece como uma camada basófila na superfície. 


 
 
ÂMNIO, CÓRIO E CÓRIOAMNIONITE

 
 
PLACA  BASAL.  O restante desta placenta tem aspecto normal e compatível com o segundo trimestre da gestação.  A superfície materna da placenta é chamada de placa basal (enquanto que a superfície fetal  chama-se placa coriônica). Os septos conjuntivos que vão da placa coriônica à placa basal são os septos placentários, onde estão os vasos fetais mais calibrosos. Dos septos vilosos ramificam-se as vilosidades coriais. O espaço entre os septos vilosos é chamado câmara vilosa, e é preenchido por sangue materno proveniente das artérias uterinas, que banha as vilosidades mais finas (até 3a. ordem de ramificação). Na placa basal, as vilosidades chegam até a decídua, que é o endométrio gravídico. Neste não se observam glândulas, e as células do estroma endometrial ficam volumosas, com núcleos grandes e hipercromáticos e citoplasma abundante, sendo o contorno arredondado. São chamadas células deciduais.

 
 
VILOSIDADES  CORIAIS. As vilosidades coriais são formadas por uma haste central conjuntiva, onde estão os vasos fetais, e que é recoberta por cito- e sincíciotrofoblasto. O sangue fetal que passa pelos vasos das vilosidades faz trocas com o sangue materno que circula no espaço interviloso e banha as vilosidades. À medida que a gravidez avança, o número de vasos nas vilosidades aumenta e diminui o tecido mesenquimal, facilitando as trocas. 

 
 
CÉLULAS  DO  TROFOBLASTO  As células das vilosidades são de dois tipos, o citotrofoblasto e o sinciciotrofoblasto.  O sinciciotrofoblasto é mais abundante e forma a superfície externa das vilosidades, em contato direto com o sangue materno. São células multinucleadas e sua espesssura é variável, às vezes muito fina. Várias células do sinciciotrofoblasto são mais globosas e com muitos núcleos aglomerados. São chamados nós sinciciais e seu número aumenta com a progressão da gravidez. 

As células do citotrofoblasto são bem menos numerosas. Situam-se abaixo do sinciciotrofoblasto, são individualizáveis, globosas, com núcleo redondo e cromatina mais frouxa. Nelas podem-se observar figuras de mitose, que não ocorrem no sinciciotrofoblasto.


 
 
PULMÃO  FETAL  -  PNEUMONIA  INTRAÚTERO  A presença de bactérias na cavidade amniótica após a ruptura da bolsa leva à infecção do pulmão fetal, ou seja, a pneumonia intraútero. O pulmão do feto neste caso ainda é imaturo e lembra o aspecto de uma glândula. Os espaços interalveolares são espessos e as células de revestimento alveolar são cúbicas.  Portanto, a estrutura ainda não é adequada para trocas respiratórias. A penetração de bactérias causa afluxo de neutrófilos nas luzes alveolares, como numa pneumonia alveolar comum. O resultado pode ser fatal para a criança pois, além de dificultar ainda mais a hematose após o nascimento, propicia a disseminação sistêmica da infecção e choque séptico. 

 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis