Degeneração mucosa, em células de um adenocarcinoma de estômago
Lam. A. 271/275
..
 
..
 
            O propósito desta página é mostrar acúmulo anormal de uma proteína dentro de células.  Para isso, tomamos como exemplo células cancerosas do estômago, que secretam muco em abundância. (O muco é constituído por glicoproteínas altamente hidratáveis chamadas mucinas).  Parte do muco é secretado, mas parte fica no citoplasma, produzindo o aspecto chamado degeneração mucosa. Este tumor maligno é um adenocarcinoma, o tipo mais comum de câncer gástrico.  A lâmina tem dois cortes, um de parede gástrica, outro de um linfonodo próximo ao estômago que contém tumor originado do estômago (portanto, uma metástase). 
..
..
 
O estômago está difusamente infiltrado pela neoplasia maligna.  O melhor lugar para perceber a infiltração é a camada muscular do estômago, onde as células neoplásicas pequenas e escuras, que parecem macrófagos, contrastam com as células musculares lisas róseas.
..

 
 
A neoplasia é originada nas células da mucosa gástrica, que produzem muco. As células neoplásicas também produzem muco, que pode ser observado no citoplasma na forma de um material róseo claro, que desloca o núcleo para a periferia. A célula pode parecer um anel, onde o núcleo forma a pedra, daí a comparação com anel de sinete (usado na idade média para carimbar lacre quente em documentos). Contudo, as células são soltas, não formam estruturas glandulares com luz. Por isso, ficam arredondadas e podem ser confundidas, à primeira vista, com macrófagos. O que diferencia é o aspecto do núcleo, que é hipercromático e volumoso em relação ao citoplasma (perda da relação núcleo-citoplasma, uma das características das neoplasias malignas).
..

 
 
LINFONODO.  No linfonodo, vê-se ainda algum tecido linfóide normal com cor roxa,  mas grande parte do corte é constituída por tumor metastático (áreas róseas). As células neoplásicas  provêm do estômago e chegaram ao linfonodo pelos vasos linfáticos (portanto, um exemplo de metástase por via linfática). 
As células neoplásicas no linfonodo mostram o aspecto em sinete ainda melhor que no estômago, embora isto seja só uma casualidade. A tonalidade do citoplasma pode ser mais rósea ou mais clara dependendo da composição química e da hidratação do muco. 
..

 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis