Acúmulo anormal de proteína intracelular por células cancerosas: adenocarcinoma mucossecretor gástrico intramucoso ou precoce.    Lam.  A. 271a
....
Corte de estômago,  exibindo mucosa infiltrada por células neoplásicas. Essas células mostram aumento de volume, citoplasma amplo, róseo e claro (vacúolo de muco) e núcleo atípico, volumoso, hipercromático e excêntrico, ou seja, rechaçado para a periferia (célula em “anel de sinete”). 
As células neoplásicas secretam muco em abundância (glicoproteinas hidratáveis denominadas mucinas). Neste caso, o tumor não invadiu a muscular da mucosa. Por isso, é denominado carcinoma difuso do tipo células em anel de sinete intramucoso ou precoce. 
....
Lâminas escaneadas,  mostrando a mucosa (camada superficial roxa ou basófila) a submucosa (camada frouxa e clara) e parte da camada muscular.  Abaixo, com maior resolução (1200 dpi). 
..
..
Carcinoma intramucoso. 

Nesta vista panorâmica da mucosa gástrica, a metade superficial da lâmina própria da mucosa está populada por células tumorais que obscurecem as glândulas. Estas são melhor vistas na parte inferior, até a muscularis mucosae

..
Células em anel de sinete. 

As células tumorais são provenientes das glândulas mucosas e produzem muco como as células normais. Porém, a quantidade de muco (ou mucinas) é excessiva, e fica retida na célula, deixando-a bojuda e deslocando o núcleo para a periferia. A isto se dá o nome de células 'em anel de sinete'. 

As células neoplásicas, como têm crescimento excessivo, comprimem e deslocam as glândulas mucosas normais, que têm estrutura tubular.

..
Células em anel de sinete.  O muco acumulado no citoplasma é claro, na forma de gotículas. O núcleo fica excêntrico, mostra-se hipercromático e com atipias (variação de forma, volume e cromatismo). Muitos têm nucléolo. Essas anormalidades são próprias de células cancerosas. Outra feição importante é que as células tumorais são soltas, e não aderem entre si para formar estruturas glandulares. Isto se deve a que perderam suas organelas de adesão intercelular e, com isso, podem penetrar facilmente em tecidos vizinhos (infiltração) e se propagar a órgãos distantes (metástases). As duas são características importantes das neoplasias malignas (cânceres).  Comparar com as células de glândulas normais da mucosa no quadro seguinte. 
..
Glândulas normais.  As células são  arranjadas em monocamada e organizadas em uma estrutura tubular (a glândula).  Todas têm a mesma orientação (núcleo na base da célula e a gotícula de muco para a luz da glândula). Os núcleos são regulares, sem atipias. 
.....
Agradecimentos.  Preparo das lâminas deste caso pela técnica Luzia Aparecida Magalhães Ribeiro Reis.  Laboratório de Pesquisa, Depto de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP. Campinas, SP. 
..
 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis