Neurocitoma  central
Fem.  18 a.  Cefaléia contínua, alterações visuais, irritabilidade e alteração de comportamento há 3 meses. Exame neurológico normal.  Cirurgia lesão acinzentada, altamente vascularizada, gelatinosa, ocupando ventrículos laterais e IIIº ventrículo. 

 
MELHORES  CORTES
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA  AXIAL. Volumosa massa expansiva ocupando o IIIº ventrículo e parte de ambos ventrículos laterais, com hidrocefalia interna intensa. O tumor é bem delimitado e hiperdenso, com textura relativamente homogênea e pequenas áreas císticas nas regiões superiores.  Há discreta captação difusa de contraste. 
Sem contraste  Com contraste 
Para exame completo, clique

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
Massa tumoral ocupando as porções principais dos ventrículos laterais, maior à D,  e IIIº ventrículo, aparentemente centrada na topografia dos foramens de Monro.  Tem isosinal ao córtex cerebral em T1, discreto hipersinal em T2 e capta contraste de forma moderada e heterogênea. Pequenas áreas císticas na região superior têm hiposinal em T1, hipersinal em T2, não captam contraste e têm sinal suprimido em FLAIR,  indicando composição semelhante à do líquor. A lesão é bem delimitada, ricamente vascularizada e não parece invadir o tecido cerebral. Por obstrução do fluxo liquórico ao nível do IIIº ventrículo, causa grande dilatação simétrica dos ventrículos laterais. 
..
MELHORES  CORTES  AXIAIS 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
Pequenos cistos  na região superior do tumor logo abaixo do corpo caloso têm sinal semelhante ao do líquor nas três seqüencias. 
T1 SEM CONTRASTE T2 FLAIR
..
CORTES  CORONAIS. Tumor, aparentemente baseado nos foramens de Monro, ocupa de forma quase simétrica as porções principais dos ventrículos laterais e insinua-se no IIIº ventrículo.  Mais posteriormente, o tumor vegeta no ventrículo lateral D, sempre respeitando o limite com o cérebro. 
T1 COM CONTRASTE T2
..
CORTES  SAGITAIS
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE

 
EXAMES  EM  DETALHE
....
TC -  Sem contraste 
..
TC -  Com contraste
..
 
RM - AXIAL,  T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
FLAIR
..
CORONAL T2
..
T1 COM CONTRASTE
..
SAGITAL, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
Caso do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Centro Médico de Campinas, gentilmente contribuído pelos Drs. Antonio Augusto Roth Vargas, Marcelo Senna Xavier de Lima e Paulo Roland Kaleff.
..
Para histopatologia desta paciente, clique  »
Sobre o neurocitoma central Mais casos de neurocitoma central: 
Imagem,   Patologia
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE