Linfoma não Hodgkin, de imunofenótipo B e alto poder proliferativo, infiltrando substância branca e estruturas centroencefálicas.  1. HE
..
Realizada biópsia cerebral para esclarecimento diagnóstico.  Observa-se infiltração extensa do tecido cerebral por células neoplásicas com núcleo hipercromático de contornos irregulares e citoplasma escasso. A lesão é extensa na substância branca e diminui de forma abrupta na transição para o córtex cerebral, que está relativamente poupado. Há tendência à infiltração perivascular formando manguitos, melhor vistos na transição córtico-subcortical. Na substância branca esta distribuição é mascarada pelo aspecto mais difuso da infiltração neoplásica. Em algumas áreas, observam-se astrócitos gemistocíticos reacionais. Mitoses são de difícil observação.  O quadro demonstrado abaixo em HE poderia representar uma infiltração difusa por células gliais malignas (gliomatose) ou por células de linhagem linfóide (linfoma).  Contra linfoma estaria a ausência de impregnação por contraste em RM. Contudo, na imunohistoquímica, as células malignas foram intensamente positivas para CD20, demonstrando a natureza linfóide do tumor (ver página seguinte). 
..
Destaques  da  microscopia. 
HE.  Linfoma com infiltração perivascular em manguitos no limite córtico-subcortical  Infiltração linfomatosa da substância branca.  Astrócitos gemistocíticos reacionais. 
CD20.  Infiltração perivascular em manguitos no limite córtico-subcortical Infiltração linfomatosa da substância branca. Ki-67. Positividade em alta proporção dos núcleos da substância branca. 
..
Limite córtex - substância branca. 
..
Limite córtico-subcortical.  Células irregulares, pleomórficas, com núcleo hipercromático e escasso citoplasma, permeiam difusamente o tecido nervoso, concentrando-se em torno de vasos. 
..
Substância branca infiltrada. 
..
Infiltração perivascular. 
..
Detalhes  das  células  neoplásicas.  O formato dos núcleos é variável, sendo alguns alongados, a maioria arredondados ou irregulares. Figuras de mitose foram observadas ocasionalmente. 
..
Astrócitos  gemistocíticos.  Células astrocitárias reativas, com núcleo excêntrico e citoplasma róseo, abundante, em vidro fosco, são inespecíficas e secundárias à invasão neoplásica do tecido nervoso. 
..
Áreas menos afetadas.  Algumas áreas do córtex e da substância branca não apresentavam alterações dignas de nota. 
..
 Para mais imagens deste caso: RM IH
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Patologia - outros aparelhos Pages in English
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE