Gliomatose  cerebral

 
Material de três fragmentos de biópsia estereotáxica. 

Chamam a atenção -  aumento da celularidade, atipias nucleares moderadas a acentuadas, proliferação vascular exuberante, trombose. 

..
Lesões vasculares. Há uma impressionante vasculopatia, com trombose de numerosos pequenos vasos. Os aspectos são semelhantes ao que se observa no glioblastoma multiforme do adulto e devem corresponder às áreas com impregnação por contraste vistas na RM (clique). 

 
IMUNOHISTOQUÍMICA
..
GFAP. Aumento na população astrocitária e na densidade dos prolongamentos celulares ricos em GFAP.  Atipias celulares - astrócitos binucleados, núcleos de diferentes tamanhos.  Há perda da relação núcleo citoplasma - a quantidade de citoplasma é escassa em relação ao tamanho nuclear. Há também células sem GFAP demonstrável, que provavelmente corresponderiam a oligodendrócitos. Estes também mostram atipias. 
..
Ki-67. 

Marcação de alta proporção dos núcleos, muitos dos quais são atípicos.  Notar variação no volume dos núcleos marcados.  Indica alto índice de proliferação do tumor. 

..
p53. Marcação de alta proporção dos núcleos, mostrando que mutações do gene p53 devem ter tido importante papel na gênese desta neoplasia. 
..
Caso do Centro Infantil Boldrini, de Campinas, SP, gentilmente contribuído pelas colegas Dras. Izilda Aparecida Cardinalli e Rita de Cássia Perina. 
..
 Para mais imagens deste caso: Exames em resumo Exames em detalhe
Características de imagem 
dos astrocitomas difusos
Sobre gliomatose
cerebral
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem -
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
]
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE