Ferimentos  por  arma  de  fogo

 
TRAUMATISMOS  PENETRANTES

Traumatismos penetrantes ou abertos são provocados por pequenos objetos com alta energia cinética, mas que induzem pouco movimento da cabeça, translacional ou rotacional. Por isto o dano é principalmente local, e pode até haver trauma penetrante sem perda da consciência. A grande maioria das lesões é por projéteis de arma de fogo.

A bala ao atravessar o crânio produz um orifício cônico, maior na tábua interna que na externa. Fragmentos de osso, originados principalmente da tábua interna, são introduzidos no cérebro. Se o projétil tem alta velocidade, pode atravessar o cérebro e sair do crânio, causando outro orifício cônico, porém, com o óstio mais largo na tábua externa (importante para identificar o sentido do trajeto). Fraturas freqüentemente irradiam destes orifícios de entrada e saída.

O dano causado ao cérebro depende da velocidade e massa do projétil (portanto, da energia cinética).
Em lesões por projéteis de baixa velocidade, é mais comum que a bala penetre no crânio, mas não tenha energia para sair (lesão dita penetrante). No seu trajeto causa um túnel de destruição diretamente proporcional à sua energia. O tecido cerebral é forçado radialmente pelo projétil, criando-se momentaneamente uma cavidade, logo preenchida por sangue e tecido necrótico. O diâmetro desta será tanto maior quanto maiores forem a velocidade e a massa. Na maioria dos casos o trajeto é único, mas a bala pode ricochetear contra a tábua interna e/ou seguir curso tangencial ao longo da mesma.

Projéteis de alta velocidade têm energia suficiente para atravessar o crânio e sair (lesão dita perfurante). O calor e a aceleração radial produzidos pela bala são maiores. O aumento instantâneo da pressão intracraniana pode ser da ordem de 40 atmosferas, o que chega a provocar fraturas no teto das órbitas e contusões distantes, como nas amígdalas cerebelares.

A mortalidade dos ferimentos cerebrais por arma de fogo é elevada. Em uma série de 254 casos, só 10% sobreviveram mais que 24 horas e só 10 pacientes mais que uma semana. Nos sobreviventes as principais complicações são infecções (meningites, abscessos) e focos epileptogênicos tardios.


 
Mais sobre este assunto em:
 
Banco de imagens Neuroimagem

..

Módulo Neuro - Página Inicial Outros módulos e-mails  :  gradanat@fcm.unicamp.br___gradanat@unicamp.br
Peças - Lista
Lâminas - Lista
Índice  Alfabético  Geral
Banco de Imagens  -  Neuro
Peças - Miniaturas
Lâminas - Miniaturas
Índice Alfabético - Neuro
Textos de apoio
Roteiro  de  Aulas
Neuroimagem - Graduação
Neuromuscular
Pages in English
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Adições recentes
..