Astrocitoma difuso de baixo  grau  em ponte  e  bulbo
..
Fem.  41 a.  História de 6 anos de estrabismo e diplopia, inicialmente corrigida, que recidivou após 2-3 anos.  Há 1 ano hemiparesia E. 
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
Há aumento de volume da ponte por processo infiltrativo de limites imprecisos, que chega a envolver parcialmente a A. basilar, e estende-se ao bulbo.  A lesão apresenta hiposinal em T1, e lacunas bem delimitadas com hiposinal ainda mais acentuado que podem ser áreas amolecidas ou císticas. No T2 e FLAIR  há forte hipersinal, por conta do caráter hidratado do tumor.  Com contraste, não há impregnação. Os aspectos são altamente sugestivos de um astrocitoma difuso grau II, com pequenas lacunas. O tumor deve ter crescimento bem lento, em vista da longa história clínica (6 anos). 
..
MELHORES CORTES  - AXIAIS.  Tumor permeia grande parte do bulbo e da ponte, e é melhor demonstrado  na seqüência FLAIR, graças ao seu caráter hidratado, que o torna brilhante. Nas lacunas, há supressão de sinal, pois o conteúdo se aproxima da água livre.  Em comparação, as alterações em T1 parecem discretas. Com contraste, não há impregnação. Há realce de pequenos vasos pelo gadolínio, mas não há extravasamento de contraste para o interstício, mostrando preservação da barreira hemoencefálica. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE FLAIR
..
..
T2
..
..
CORTES  CORONAIS, T2. Nestes cortes notavelmente bem alinhados (notar a simetria das cócleas,  canais semi-circulares e condutos auditivos internos), o tumor está centrado na transição bulbo-pontina, afetando principalmente a metade inferior da ponte. Os pequenos cistos devem corresponder histologicamente a áreas protoplasmáticas com degeneração microcística. O tumor avança ao cerebelo à E via braço da ponte ou pedúnculo cerebelar médio (caráter infiltrativo). 
..
..
CORTES  SAGITAIS. O tumor aparece como área de discreto hiposinal na transição bulbo-pontina, com as áreas císticas salientando-se por sinal ainda menor. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
..
 
EXAME  EM  DETALHE
..
CORTES  AXIAIS, T2 
..
FLAIR
..
T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
CORTES  CORONAIS, T2 
..
FLAIR
..
T1 COM CONTRASTE
..
CORTES  SAGITAIS,T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
Mais sobre astrocitomas difusos: 
Na graduação Texto ilustrado Casos de neuroimagem Casos neuropatológicos
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..