Meningioma  do  ápice  do  rochedo
..
Fem.  70 a.  Paciente diabética, hipertensa, com catarata bilateral. Em 1995, quadro confusional, hipoacusia, paresia do nervo facial E, tonturas, fraqueza na perna, cefaléia. Exame neurológico:  Romberg +, nistagmo horizontal. Feita derivação ventrículo-peritonial. 

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA
..
T1 sem contraste. Neste corte sagital pela linha média, o tumor situa-se sobre os corpos do esfenóide e da base do occipital. Desloca o cerebelo posteriormente. Não é possível identificar o tronco cerebral, que está deslocado lateralmente. A compressão do aqueduto causou hidrocefalia supratentorial. O tumor tem limites nítidos, com isosinal e pequena área central de hiposinal.  T1 com contraste. Corte coronal. Tumor extraaxial, bem delimitado, situado na borda do processo petroso (rochedo) e no ângulo ponto-cerebelar, com impregnação forte e homogênea por contraste. Notar deslocamento do tronco cerebral para a E e dilatação dos ventrículos laterais e do III ventrículo. Seta amarela = cauda dural (processo reacional da dura, não é infiltração neoplásica).
..
 
CORTES  AXIAIS
..
T1 sem contraste T1 com contraste T2 DP (densidade de prótons)
 
CORTES  AXIAIS  em quatro seqüências de RM demonstram tumor ovalado, de limites nítidos, originado no ápice do processo petroso D, comprimindo a ponte, especialmente o pedúnculo cerebelar médio, o cerebelo e o IV ventrículo. O tumor é relativamente homogêneo, apresentando no seu interior uma pequena área com hiposinal em T1 e hipersinal em T2, indicando maior hidratação que o restante do tumor. Provavelmente representa área cística ou necrótica. 
..
 
O tumor causa grande deformidade da ponte. Em T2,  notam-se pequenos focos de hipersinal na ponte (mais brilhantes), que correspondem a áreas mais hidratadas. Ao redor da lesão há uma orla de líquor, que, sendo água, aparece como uma linha brilhante. Isto demonstra que a lesão é extraaxial, isto é, não se originou no neuroeixo. O conduto auditivo interno e o ouvido interno (cóclea e canais semicirculares) são distingüíveis. O tumor não penetra no conduto auditivo interno. Isto ajuda a diferenciar os meningiomas dos schwannomas do VIII, também comuns nesta localização, e que habitualmente têm uma porção intracanal. Há ainda deslocamento da A. basilar (aparece como flow void, ou seja, sem sinal devido à rapidez do fluxo arterial), deformidade do IV ventrículo e represamento de líquor na cisterna do ângulo pontocerebelar à D (junto ao tumor). 

 
Características de imagem do 
meningioma
Este assunto em Neuropatologia
Neuroimagem
Vascular
Trauma
Inflamações
Neoplasias
..
Módulo Neuro - Página Inicial Outros módulos e-mails  :  gradanat@fcm.unicamp.br___gradanat@unicamp.br
Peças - Lista
Lâminas - Lista
Índice  Alfabético  Geral
Banco de Imagens  -  Neuro
Peças - Miniaturas
Lâminas - Miniaturas
Índice Alfabético - Neuro
Textos de apoio
Roteiro  de  Aulas
Neuroimagem - Graduação
Neuromuscular
Pages in English
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Adições recentes
..