Meningomielocele  lombar
..
Aspecto geral. 

O espécime constava de vários fragmentos achatados e pardacentos, alguns lembrando pele, incluídos em parafina na sua totalidade.  Ao lado, a lâmina corada por tricrômico de Masson. Os fragmentos são constituídos em parte por pele, em que o tecido conjuntivo da derme se destaca em azul. As áreas róseas são tecido nervoso pertencente à medula malformada. 

Para mais imagens com tricrômico de Masson, clique.
..
 
HE
..
Pele.  A pele da região lombar em volta da mielomeningocele não apresentava anormalidades.  Para imunohistoquímica da pele normal (S-100, NF), clique.
..
Tecido glial.  Em meio ao colágeno da derme, observavam-se ilhotas de tecido glial anômalo, pertencentes à medula espinal que não se formou perfeitamente.  O tecido glial está em contato direto com o colágeno dérmico e é constituído principalmente por astrócitos, com algumas formas gemistocíticas.  Também neurônios estão presentes em certa área (quadro abaixo).  A superfície externa destas áreas ricas em tecido glial ectópico não era revestida por epiderme. 
..
Neurônios. Os neurônios eram do tipo multipolar, presumivelmente motores e pertencentes ao corno anterior da medula. Como não houve fechamento do tubo neural, estas células estavam ao acaso em meio ao tecido glial. Em alguns era possível notar substância de Nissl. 
..
Raízes. Eram encontradas livres e em meio ao tecido colágeno.  As raízes são feixes de axônios circundados por células de Schwann. Diferem dos nervos por não apresentar perinêurio, a camada limitante externa de cada fascículo. 
..
TRICRÔMICO  DE  MASSON
..
Pele.  Aspecto normal. 
..
Superfície  desepitelizada.  O tecido nervoso, correspondente à medula espinal anômala resultante do não fechamento do tubo neural, praticamente aflorava à superfície externa, revestido apenas por uma camada de tecido conjuntivo densamente colageneizado.  Nesta área não havia epiderme. 
..
Tecido  glial vs. colágeno.  Em outras áreas, havia uma mistura de ilhotas de tecido glial anormal e traves de tecido fibroso colágeno. Os dois tipos de tecido ficam bem destacados um do outro porque o colágeno se cora em azul e o componente glial em vermelho. 
O tecido glial anormal era constituído por astrócitos fibrosos, cujo citoplasma se cora em vermelho no Masson. Entre os corpos celulares nota-se a densa trama fibrilar típica do tecido neuroectodérmico. 
O tecido glial remanescente da medula malformada continha alguns neurônios em áreas (acima) e, em outras, se continuava com as raízes nervosas, que eram abundantes no material (abaixo). 
..
Saída das raízes.

Em certos pontos, é possível observar a continuidade entre as raízes e o tecido glial, imitando a saída das raízes da medula normal. 

..
Raízes. As raízes chamavam a atenção pelo seu caráter fasciculado e eram observadas em todos os planos de corte, de longitudinal a transversal. Em algumas, em aumento forte, era possível ver axônios mielínicos, em que a mielina se cora em vermelho. 
Raízes em corte  transversal Raízes em corte  longitudinal
..
RETICULINA
..
A demonstração do arcabouço reticulínico por impregnação argêntica tambám ajuda a compreender a arquitetura da malformação, destacando os vasos. No tecido nervoso a reticulina só está presente nos vasos e ausente entre os astrócitos e neurônios. 
..
Tecido nervoso. Apresenta-se como ilhotas mais claras no meio do colágeno. O colágeno impregna-se forte e em tom avermelhado. As fibras reticulínicas ficam em negro e são bem mais delicadas. No tecido nervoso central (constituído por glia e neurônios), apenas os vasos contêm reticulina.  Já as raízes são muito ricas em reticulina (ver abaixo). 
..
No tecido nervoso central a reticulina delineia os vasos.
..
Raízes.  As raízes são muito ricas em reticulina, que é produzida pelas células de Schwann. A rede de reticulina envolve as células de Schwann individualmente. 
..
Ao lado, saída de uma raíz de uma ilhota de tecido nervoso, imitando o que ocorre na medula normal. 
..
Vasos.  A abundante vascularização do tecido conjuntivo que circunda a malformação lembra o padrão vascular da leptomeninge fetal, que é excepcionalmente rica em vasos. 
..
Caso do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs. Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff, Hoyama da Costa Pereira e Antonio Augusto Roth Vargas.  Limeira, SP. 
..
 Para mais imagens deste caso: IH da mielomeningocele  IH da pele normal
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem -
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..