Adenocarcinoma do estômago, 
padrão intestinal de Lauren
Lam. A. 185

 

 

 
 
 
ÁREA  BEM  DIFERENCIADA. A neoplasia forma glândulas desorganizadas, mas muitas com luz. 

 
 
ÁREA  POUCO  DIFERENCIADA.  As células neoplásicas formam cordões sólidos. 

 
 
ÊMBOLOS  NEOPLÁSICOS  EM  VASOS  LINFÁTICOS.  Na profundidade, o tumor se propaga extensamente através de êmbolos em linfáticos. Em muitos, as células neoplásicas formam luzes glandulares. Os linfáticos são reconhecíveis pelos espaços em volta dos blocos celulares, e pelas células endoteliais, cujos núcleos alongados margeiam a luz. 

 
 
INFILTRAÇÃO DA CAMADA MUSCULAR.  O tumor infiltra extensamente a camada muscular própria do estômago, dissecando entre os feixes. Há intenso infiltrado de eosinófilos entre os blocos neoplásicos (nenhum motivo especial para isto, achado fortuito).

 
Classificação histológica de Lauren para os carcinomas gástricos. 

Lauren (1965) classificou os carcinomas gástricos em dois tipos segundo o aspecto microscópico, intestinal ou difuso, correspondendo respectivamente aos tumores bem diferenciados e pouco diferenciados. Parecem constituir duas variedades  distintas, talvez com fatores etiológicos diferentes. 

O tipo intestinal teria origem em células gástricas mucosas que sofreram previamente metaplasia intestinal. Macroscopicamente tende a ser exofítico ou polipóide. Microscopicamente é bem diferenciado, formando glândulas. É o tipo mais comum em populações de maior risco (Japão). Tem predileção pelo sexo masculino (2:1) e guarda relação com a gastrite crônica. Pico de incidência etária, 55 anos. 

O tipo difuso é pouco diferenciado, tende a ser macroscopicamente ulcerativo ou difusamente infiltrativo (linite plástica), e microscopicamente corresponde ao padrão de células em sinete (células soltas, sem formar glândulas). Este tipo parece originar-se diretamente de células gástricas mucosas (sem passar por metaplasia intestinal). Sua freqüência aparentemente não se alterou nos últimos 60 anos, e atualmente corresponde a metade dos casos de Ca. gástrico nos EUA. Sua incidência é semelhante em diferentes países. Não tem predileção por sexo, não está associado a gastrite, e ocorre em idade um pouco mais precoce que o tipo intestinal (pico, 48 anos). 


 
Peças deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis