Timo normal
Lam. A. 365

 

 

 
 
 
CAMADA  CORTICAL
 
CAMADA   MEDULAR

 
Lâm. A. 365.  Timo normal O timo é constituído por vários lóbulos separados por trabéculas de tecido conjuntivo frouxo. Em cada lóbulo há uma região cortical, mais densa, e uma  região medular, mais clara. Em ambas, as células predominantes são pequenos linfócitos (timócitos) de linhagem T.  Na camada cortical, os timócitos estão arranjados de forma mais densa que na medular. Também nas duas regiões há células epiteliais (com núcleos mais volumosos) e citoplasma róseo com prolongamentos. Na camada cortical é difícil distinguir estas células, devido à grande densidade dos linfócitos. O citoplasma das células epiteliais é escasso e forma delicados prolongamentos que, em microscopia eletrônica,  tocam-se por suas extremidades e estão unidos por desmossomos. Devido a esta disposição, as células epiteliais do timo são também chamadas células retículo-epiteliais. Na camada medular, as células epiteliais freqüentemente formam estruturas concêntricas, os corpúsculos de Hassall, que podem sofrer queratinização e calcificação no centro. A função ou significado destas estruturas, que são as mais fáceis de identificar em microscopia óptica, não são conhecidos. 
            A função das células retículo-epiteliais é prover um arcabouço de sustentação, bem como um microambiente favorável para desenvolvimento, maturação e seleção dos linfócitos T.  A origem dos timócitos é por multiplicação de precursores na parte superficial da camada cortical.  Na camada cortical os linfócitos T imaturos são abrigados em invaginações da membrana das células epiteliais. Admite-se que estas produzam hormônios (fatores de crescimento e maturação) essenciais para a evolução dos linfócitos T. Por isso  são chamadas nurse cells.  Os timócitos que reagem com antígenos self sofrem apoptose. Os que só reagem a antígenos estranhos ao organismo, à medida que vão amadurecendo, progridem à camada medular, de onde passam à circulação sanguínea para colonizar outros órgãos linfóides. 
            Além dos timócitos (linfócitos T) e das células epiteliais,  há vários outros tipos celulares no timo, como linfócitos B, células dendríticas (apresentadoras de antígenos), eosinófilos, mastócitos, etc, mas em quantidades pequenas. 

 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis