Meningioma  fibroblástico (espinal). 
1. HE, T. Masson, reticulina

 
Aspecto geral do tumor.  .
Neoplasia fusocelular, constituída por células dispostas em feixes que se entrecruzam, tendo entre si variável quantidade de fibras colágenas, algumas espessas.  Não há evidência de malignidade. 
Mesmo em um exame superficial, chama a atenção a diferença no aspecto dos núcleos conforme a área, sendo ovalados ou arredondados, com cromatina frouxa em algumas, e finos e picnóticos em outras.  A diferença poderia ser explicada se admitirmos que as células são achatadas, sendo algumas cortadas paralelamente e outras transversalmente. Observam-se transições entre os extremos. 
Núcleos ovalados. Têm cromatina frouxa e irregular, e nucléolos. 
Núcleos estreitos. Corresponderiam aos mesmos acima vistos de lado. Também é possível compressão artefatual. 
Fibras colágenas. Como nos outros tipos de meningioma, fibras colágenas espessas e hialinas, de aspecto quase queloidiano, são vistas de forma irregular entre as células neoplásicas. A espessura varia consideravelmente.

 
COLORAÇÕES  ESPECIAIS
Tricrômico de Masson. Cora colágeno em azul, individualizando bem as fibras tanto em corte transversal como longitudinal.  A coloração permite distinguir as fibras colágenas das células neoplásicas (ambas se coram em róseo na HE).  Notar a variação da espessura do colágeno, sendo algumas fibras muito delicadas. 
Algumas fibras colágenas são muito finas e onduladas.

 
Reticulina. A impregnação argêntica para reticulina mostra estas delicadas fibras dispostas paralelemente às células neoplásicas do meningioma fibroblástico. Este é o único tipo de meningioma em que isto ocorre, sendo que nos meningiomas meningoteliais e transicionais não são observadas fibras reticulínicas entre as células neoplásicas (embora estejam presentes ao redor de vasos).  Aqui, além da reticulina, observam-se também as fibras colágenas, estas mais grossas e que tomam cor vermelha. 
Colágeno vs. Reticulina.   A técnica impregna as fibras reticulínicas em negro e as colágenas em vermelho. Os dois tipos de fibras são, na realidade, variantes de colágeno, sendo o que nós chamamos habitualmente de fibras colágenas o colágeno do tipo I e a reticulina é o colágeno do tipo III. 
Detalhes em corte transversal.  As fibras reticulínicas, como as colágenas, são bem individualizadas e estão espaçadas entre as células de forma relativamente regular. Não envolvem as células invidualmente, como no tumor fibroso solitário. As fibras colágenas são mais grossas e aparecem em vermelho, as reticulínicas como pontos negros. 

 
Para mais imagens deste caso: RM Imunohistoquímica
Características de imagem dos meningiomas Neuropatologia dos meningiomas
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE