Meningomielocele  -  Imunohistoquímica 
..
As técnicas imunohistoquímicas são úteis para demonstrar os elementos do tecido nervoso, destacando-os do colágeno em volta.  O tecido nervoso do tipo central é revelado tanto por proteína S-100 como por GFAP.  Proteína S-100 marca também as raízes.  Neurofilamento mostra axônios, tanto no tecido nervoso central como nas raízes
..
..
PROTEÍNA  S-100
..
TECIDO  GLIAL.   Marca-se fortemente em marrom, destacando-se do tecido conjuntivo das proximidades, que é negativo e toma a coloração azul de fundo (hematoxilina).  Em vários trechos, nota-se íntima imbricação entre os dois tecidos.  No tecido nervoso do tipo central, a vasta maioria das células são astrócitos fibrosos, e há raros corpos celulares de neurônios. Ambos tipos celulares são positivos para S-100. 
TECIDO  GLIAL SOB A EPIDERME.  Em algumas áreas ilhotas de tecido nervoso são observadas na derme, em imediata proximidade com a epiderme. 
..
S-100 - RAÍZES.  As raízes são bem demonstradas com S-100, que cora o citoplasma e o núcleo das células de Schwann. 
Em corte longitudinal. 
..
SAÍDA DE RAÍZES. Apesar da intensidade da malformação, é possivel constatar a emergência de raízes a partir do tecido nervoso central, como na medula espinal normal. 
..
GFAP
..
TECIDO  GLIAL  SOB  A  EPIDERME.  Em trechos, o tecido neuroectodérmico, que se cora por GFAP por ser rico em astrócitos, encontra-se quase imediatamente abaixo da epiderme, separado por fina faixa de derme (tecido fibroso colágeno). 
TECIDO  GLIAL  SOB  A  ZONA  DESEPITELIZADA. Nesta região, o tecido glial anômalo, representando a medula malformada, praticamente aflora à superfície do corpo, por não ter havido formação das vértebras. 
..
TECIDO  GLIAL - Células.  Correspondem a astrócitos fibrosos, ricos em GFAP. 
..
NEURÔNIOS. São negativos para GFAP (como esperado). 
..
RAÍZES.  Como as células de Schwann não produzem GFAP, as raízes aparecem negativas com este anticorpo. 
..
 
NEUROFILAMENTO
..
TECIDO GLIAL.  As massas de tecido nervoso correspondentes à medula espinal, que não se formou por falta de fechamento do tubo neural, contêm numerosos axônios, além das células gliais. Os axônios, pela sua abundância, devem originar-se em outros níveis do neuroeixo, pois há poucos neurônios demonstráveis no plano deste corte. 
..
RAÍZES. As raízes contêm axônios de vários calibres e transitam em meio ao tecido colágeno, desprovidas de perinêurio. Perinêurio é encontrado em nervos, não em raízes. 
..
SAÍDA  DAS RAÍZES.    Em certos trechos é possível visualizar a proximidade entre o tecido nervoso do tipo central e as raízes. 
..
Caso do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs. Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff, Hoyama da Costa Pereira e Antonio Augusto Roth Vargas.  Limeira, SP. 
..
 Para mais imagens deste caso: HE, colorações da mielomeningocele  IH da pele normal
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem -
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..