Pneumoconiose dos mineiros de carvão

 
Trabalhadores em minas de carvão podem apresentar amplo espectro de alterações pulmonares: 
a) antracose simples, semelhante à dos moradores de cidades e dos fumantes crônicos, mas mais intensa, em que o pigmento negro acumula-se sem causar reação celular. 
b) pneumoconiose dos mineiros de carvão do tipo simples em que há acúmulos de macrófagos com pouca ou nenhuma disfunção pulmonar;  e 
c) pneumoconiose dos mineiros de carvão do tipo complicado, em que há fibrose pulmonar difusa e extensa, com comprometimento da função pulmonar.  O mecanismo da fibrose pulmonar é discutido, admitindo-se que a principal causa seja a própria poeira de carvão em doses excessivas. Contaminação por sílica pode também ter algum papel. 

Aqui apresentamos um caso de pneumoconiose dos mineiros do tipo simples. 


 
Pneumoconiose do tipo simples de mineiros de carvão:  abundante pigmento negro distribuído irregularmente pelo parênquima pulmonar, com focos incipientes de fibrose. 

 
 
Partículas de pigmento negro são vistas na luz alveolar fagocitadas por macrófagos, e no interstício pulmonar. A distribuição é em pequenos focos, para onde as partículas são transportadas pelos linfáticos. Na maior parte, as partículas são diminutas. Algumas maiores e irregulares são vistas em macrófagos ou células gigantes de corpo estranho. 

 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis