Silicose  +  poeira mista

 

 
 
Partículas de sílica e outras poeiras podem funcionar como minúsculas lentes que concentram e dispersam luz.  Esta  propriedade é melhor notada baixando-se o condensador do microscópio e/ou fechando-se o diafragma do condensador. Com isso, a imagem escurece. Mexendo-se no foco micrométrico para cima ou para baixo, as partículas brilham ou apagam conforme a luz concentrada por elas entra ou sai de foco. Com este recurso simples é possível pesquisar partículas refringentes num microscópio comum. As animações abaixo foram feitas combinando fotos do mesmo campo em planos de foco ligeiramente diferentes. 

 
 
LUZ  POLARIZADA
O exame em luz polarizada é o recurso mais eficiente e elegante para demonstrar partículas de sílica no tecido.  Ao se cruzarem os polaróides a 90º as partículas brilham fortemente contra o fundo escuro. 
Abaixo outros exemplos na mesma lâmina corada por HE.  Na coluna da E., as partículas já se destacam quando os polaróides estão em ângulo próximo de 90º.  Na coluna da D, os mesmos campos com os polaróides a 90º. 

 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis