Cisto ósseo aneurismático
Lam. A. 386

 

 
Septos  fibrosos.  São moderadamente celulares, constituídos por fibroblastos e fibras colágenas delicadas, em meio aos quais há trabéculas ósseas jovens. Há continuamente deposição óssea (através de rima de osteoblastos) e remoção através de osteoclastos. Células gigantes do tipo osteoclasto são abundantes e tendem a concentrar-se na periferia dos septos. 
Células gigantes do tipo osteoclasto.
Proliferação óssea reativa no periósteo. A lesão tem caráter expansivo e destrói a cortical óssea por compressão. As trabéculas ósseas observadas na superfície são formadas no periósteo e são de caráter reacional. 

 
Lâm. A. 386.  Cisto ósseo aneurismático. Paciente de 12 anos, masculino, com queixa de dor leve e aumento de volume do terço proximal da fíbula há 4 meses. A tomografia computadorizada com contraste revelou lesão lítica, insuflante, com nível líquido. 
Na lâmina, observa-se lesão cística multiloculada que adelgaça a cortical do osso e promove proliferação óssea reativa do periósteo. A lesão apresenta várias cavidades ósseas que aqui aparecem vazias ou contendo sangue. São separadas por septos fibrosos e vascularizados, de espessura variada, contendo células gigantes do tipo osteoclasto e algumas traves ósseas jovens. 

 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis