Leiomiossarcoma  -   Lâmina A. 193a
..
Leiomiossarcoma (tumor maligno com origem em células musculares lisas).  Fragmento de neoplasia de linhagem mesenquimatosa composta por células fusiformes distribuídas em fascículos que se entrelaçam em múltiplos ângulos. As células neoplásicas têm citoplasma eosinofílico e núcleos alongados com bordas rombas (semelhantes aos do leiomiócito clássico). Contudo, o tumor é mais celular que o leiomioma (compare com a lâmina A. 107), há freqüentes núcleos atípicos, volumosos, hipercromáticos e com cromatina grosseira. Observam-se também algumas figuras de  mitose, típicas e atípicas. 
..
Leiomiossarcoma. Aspecto geral. 

Fascículos de fibras musculares lisas distribuídos em direções paralela, perpendicular e oblíquas ao plano de corte. O tumor é compacto, com virtual ausência de espaços intercelulares e de colágeno intersticial. Não se observam áreas de necrose. 

..
Atipias nucleares. 

Uma feição que indica malignidade neste tumor (dando-lhe o diagnóstico de leiomiossarcoma) é o encontro de atipias nucleares.  Na maioria, os núcleos são regulares, com cromatina frouxa, mas há uma parcela não desprezível de núcleos maiores, escuros (hipercromáticos), com cromatina densa. Estão geralmente agrupados em algumas áreas.  Em comparação, os núcleos nos leiomiomas são notavelmente uniformes. Conferir na lâmina A. 107

..
Mitoses.  Figuras de mitose não são numerosas neste espécime, mas ocorrem em número suficiente para endossar a malignidade. A maioria das aqui documentadas são grosseiras, com cromossomos irregularmente arranjados ou desalinhados, e podem ser classificadas como atípicas. Mitoses atípicas são próprias de neoplasias malignas. 
....
Agradecimentos.  Preparo das lâminas deste caso pela técnica Luzia Aparecida Magalhães Ribeiro Reis.  Laboratório de Pesquisa, Depto de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP. Campinas, SP. 
..
 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis