Neurotuberculose

 
HE
 
Uma biópsia da lesão cerebelar vista nos exames de imagem consistia na sua quase totalidade de reação inflamatória  crônica inespecífica, com população mista de células inflamatórias crônicas (linfócitos, plasmócitos e macrófagos) e tecido de granulação com vasos neoformados e tecido fibroso jovem, indicando cronicidade da lesão. 
Em pequena área era possível reconhecer a estrutura de córtex cerebelar, com leptomeningite crônica. 
Necrose caseosa podia ser observada em certas áreas  (necrose coagulativa do tipo observado na tuberculose). 
Em sua proximidade havia pequenos vasos com vasculite (endarterite fibrinosa). 
Só em poucas áreas foi possível notar granulomas incipientes de células epitelióides, sem gigantócitos.  Este conjunto de achados é próprio da forma exsudativa da tuberculose.  Na tuberculose exsudativa predomina o exsudato (reação inflamatória oriunda dos vasos) sobre os granulomas (formados localmente a partir da modificação de macrófagos em células epitelióides e gigantes). Esta última é a chamada forma produtiva, com melhor prognóstico.

 
ZIEHL. Pela coloração de Ziehl-Neelsen, bacilos de Koch (álcool-ácido resistentes) são vistos entre as células inflamatórias na forma de bastonetes corados pela fucsina (em vermelho).  Na forma exsudativa da tuberculose, de que o presente caso é um exemplo, a resistência é baixa e o número de bacilos é alto, possibilitando sua visualização no tecido com a coloração especial. O exsudato tuberculoso, constituído principalmente por macrófagos, é ineficiente para debelar a infecção. 

Na forma produtiva, que é o outro polo de reação da doença, a resistência é boa.  Os macrófagos se transformam em células epitelióides e gigantes, que formam os granulomas e são eficientes para destruir os bacilos. Por isso, o encontro de BK na tuberculose produtiva é difícil. 

O paciente, sendo portador de HIV, tem comprometimento da imunidade celular, facilitando a ocorrência de tuberculose exsudativa. 


 
Para TC e RM deste paciente, clique  »
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE