Hamartoma  hipotalâmico
..
Fem., nascida em novembro de 1997.  Puberdade precoce verdadeira com 6 meses de vida menstruação (menarca), crescimento de pelos pubianos (pubarca) e mamas (telarca).  Lesão acompanhada por RM de 2000 a 2007, inalterada. Não foi biopsiada. 

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, 4/12/2000 
..
Exame inicial com idade de 3 anos. Formação arredondada, com cerca de 1 cm. de diâmetro, em contato com a face inferior do hipotálamo (tuber cinéreo) e com a face posterior da haste hipofisária, mas aparentemente sem continuidade direta com estas estruturas. Ocupa parte das cisternas supraselar e interpeduncular.   Tem sinal de substância cinzenta nas várias seqüências e não se impregna por contraste. Após 3 anos, aspecto inalterado. Hipófise normal. 
..
MELHORES CORTES, CORONAIS
T1
T2
AXIAL, T2 SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
Exame de 2/10/2003, com 6 anos de idade.  SAGITAIS. Lesão permaneceu inalterada em relação ao exame de 3 anos antes. Não há impregnação por contraste. (Notar impregnação da adenohipófise e da haste hipofisária. Neurohipófise tem hipersinal intrínseco em T1). 
T1 SEM CONTRASTE. T1 COM CONTRASTE.
..
..
 
MAIS  IMAGENS
..
CORONAL, T1 SEM CONTRASTE.
..
T2
..
AXIAL, T2
..
SAGITAL, T1 SEM CONTRASTE.

 
Exame de 2/10/2003, com 6 anos de idade.  SAGITAL, T1 SEM CONTRASTE.
Idem, T1 COM CONTRASTE
..
Casos de hamartoma hipotalâmico : Neuroimagem Neuropatologia Texto sobre hamartoma hipotalâmico
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..