Cisto  aracnóideo  intradiplóico
..
Fem. 27  a.  Cefaléia leve, contínua, localizada na região da lesão (fronto-parietal E).  Informação cirúrgica tábua externa íntegra, mas extremamente tênue e levemente abaulada.  Rompeu-se facilmente com o simples posicionamento da ponta da trefina, drenando pequeno volume de líquido límpido, incolor e sem viscosidade, em tudo semelhante ao líquor.  Foi retirado segmento de osso em torno da lesão, com margem. Após isto, a dura-máter parecia íntegra, sem saída de líquor.  A cavidade no osso era revestida por fina película, aderida a um ponto da dura-máter. A película foi destacada por delicada tração e enviada separadamente. O local de aderência na dura foi coagulado com bipolar. 
..
Na TC, a lesão localiza-se no osso parietal esquerdo, mais ou menos equidistante das suturas coronal e sagital. Subdivide-se em três cavidades em comunicação parcial entre si e situadas na díploe, com grande afilamento das tábuas ósseas externa e interna.  A externa é contínua, apesar de muito delgada. Na interna, observa-se um pertuito finíssimo (cerca de 1 mm), que põe a cavidade em comunicação com o espaço epidural. 
..
Tomografia Computadorizada - reconstrução tridimensional. 
..
Melhores cortes, partes moles, sem contraste. 
..
Detalhes, axial, sagital 
..
Janela óssea, coronal.
..
Comparação entre um corte em janela óssea, que mostra a descontinuidade na tábua interna, e imagem escaneada da lâmina de osso margeando a lesão, salientando o contorno escavado da mesma ao nível da díploe. 
Clique para TC em detalhe, exame histológico
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, Melhores cortes.  A cavidade intraóssea tem intensidades de sinal semelhantes às do líquor em todas as seqüências, e é revestida internamente por uma fina membrana que se impregna. 
AXIAL, CORONAL, T1 COM CONTRASTE SAGITAL T2
AXIAL T2 CORONAL, T1 COM CONTRASTE SAGITAL T2
Exame em detalhe
..
 
EXAMES  EM  DETALHE
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
..
Partes moles, sem contraste: 
..
Detalhes,  axial 
..
Coronal, sagital
..
Coronal, janela óssea
..
..
Reconstruções  tridimensionais
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
CORTES  AXIAIS 
T1 COM CONTRASTE FLAIR  COM  CONTRASTE T2
..
CORONAIS,  T1  COM  CONTRASTE
..
SAGITAIS, T2
..
SAGITAIS, T1  COM  CONTRASTE
..
Caso do Laboratório PC&C (Patologia Cirúrgica & Citologia), gentilmente contribuído pelo Dr. Nevair Roberti Gallani (neurocirurgião) e Dra. Rita Barbosa de Carvalho (patologista), Campinas, SP.
...
Para HE desta paciente e texto, clique »
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..