Abscesso  cerebral por Streptococcus intermedius (botriomicose). 
..
Masc.  12 a.  Portador de cardiopatia congênita cianótica : ventrículo único do tipo E, dilatado e hipertrófico, com dupla via de entrada, ventrículo D hipoplásico, comunicação interventricular de 21 mm, hipertensão pulmonar. Ausência de imagens sugestivas de trombose ou endocardite bacteriana na ecocardiografia. Sopro sistólico 3 4 cruzes, pancardíaco, com frêmito e ictus propulso. 
Veio ao PS em julho/2003 com cefaléia há 3 semanas, piora há 1 dia, mais intensa na região periorbitária E, e fotofobia. 
..
 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
..
Lesão hipodensa biloculada, com bordas nítidas e conteúdo hidratado, circundada por edema vasogênico, com hipodensidade da substância branca em volta, localizada na porção posterior e ístmo do giro do cíngulo E. As bordas impregnam-se por contraste. 
..
Contraste 
Sem
Com
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
Grande lesão parasagital, localizada profundamente na substância branca do ístmo do giro do cíngulo E.  É única e biloculada, de contornos regulares e finos, com conteúdo hipointenso em T1, hiperintenso em T2 e isointenso no FLAIR, bordas nítidas e lisas, que se impregnam fortemente pelo gadolínio. A lesão mede cerca de 5 cm no maior diâmetro, sendo rodeada por halo de intenso hipersinal no TR longo na substancia branca (edema). Há efeito de massa, comprimindo inferiormente o corpo caloso e causando apagamento dos sulcos. 
..
CORTES  AXIAIS 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE FLAIR
..
T2
..
CORTES  CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
CORTES  SAGITAIS
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
....
DIFUSÃO. Mostra forte hipersinal do conteúdo do abscesso, indicando que a presença de macromoléculas impede a difusão das moléculas de água. 
..
Imagenologia pesada por difusão. A imagem de RM pesada por difusão é uma técnica sensível ao movimento microscópico dos prótons de água. No campo magnético, os prótons de água livre, portanto com difusão rápida, sofrem maior atenuação do sinal e aparecem em escuro. O melhor exemplo é a água no líquor, que se movimenta livremente (mobilidade máxima). A água ligada a macromoléculas tem difusão mais lenta e aparece brilhante. 

Em abscessos, a água está presa a macromoléculas que fazem parte do exsudato. Outro exemplo é um cisto epidérmico, que dá forte hipersinal na difusão.  Também em infartos recentes, onde há edema do tipo citotóxico, a área cortical afetada dá hipersinal, indicando água contida no interior de prolongamentos celulares. A imagem por difusão pode ser um indicador muito precoce de infarto (já alguns minutos após a oclusão arterial). 

Já em tumores como o glioblastoma multiforme e em metástases, a água no centro necrótico está livre (não presa a macromoléculas), e o centro do tumor aparece em negro na difusão. A exceção é para metástases de tumores mucinosos, como o adenocarcinoma do cólon, que dá resultado de difusão semelhante ao do abscesso, porque, neste caso, a água está presa às macromoléculas do muco. 

..
Para histologia e comentários 
deste caso, clique »
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia -
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..