Encefalite herpética aguda tratada:  três momentos 
..
Masc.  12 a.  Em outubro de 1999 deu entrada com cefaléia, sonolência, quadro epiléptico e EEG compatível com encefalite herpética = espículas em surtos em localização temporal D. Iniciado tratamento com aciclovir com 12 horas de história. Teve boa evolução. Em novembro de 1999 retornou com piora do quadro clínico, distúrbios de comportamento e alucinações visuais. Reinstituído tratamento com aciclovir. Em janeiro de 2000 retornou com quadro epiléptico, cefaléia e sonolência. 

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA em 26/10/99
..
 
CORTES  AXIAIS mostram  aumento de volume e borramento das estruturas das regiões mesial e anterior do lobo temporal D, envolvendo córtex e substância branca. No T2, há intenso edema da mesma região, marcado por hipersinal. 
T1 SEM CONTRASTE T2
..
 
CORTES  CORONAIS em T2 demonstram aumento de volume e edema do hipocampo e giro parahipocampal D. No corte mais à E, a lesão envolve também o núcleo amigdalóideo. O córtex insular D está também mais espesso e com hipersinal, indicando edema (comparar com o contralateral, nos dois cortes da E.).



..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA em 10/11/99
..
 
CORTES  AXIAIS, T1 COM CONTRASTE, mostram no corte à E,  área de impregnação envolvendo o córtex do polo e região mesial do lobo temporal D. No corte à D, há também impregnação do córtex insular D. Nos dois locais, a impregnação indica quebra da barreira hemoencefálica pela reação inflamatória provocada pelo virus do herpes simplex tipo 1.
..
 
CORTES  CORONAIS E SAGITAL,  T1 COM CONTRASTE, mostram impregnação no giro parahipocampal, giro temporal inferior e ínsula D. 



..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA em 27/1/00
..
 
Sem contraste. Observa-se grande aumento de volume do lobo temporal D, com o córtex hiperdenso devido a hemorragias petequiais. Aspecto semelhante é observado no córtex insular  (imagem mais à D). Há também intenso edema da substância branca do lobo temporal D (aspecto hipodenso, ou mais escuro). 
 
Com contraste, há impregnação das mesmas áreas que já eram hiperdensas sem contraste, porque houve quebra da barreira hemoencefálica. O intenso edema provoca hérnia de uncus para dentro da cisterna supraquiasmática (no corte mais à E, ver figs abaixo com indicações).
..
..
            Este paciente apresentou um surto inicial de encefalite herpética, documentado nos dois exames de ressonância magnética, de 26/10 e 10/11/99.  Na segunda RM, embora o paciente tenha tido uma piora clínica, as imagens sugerem apenas evolução das lesões já existentes no quadro inicial.  Em janeiro de 2000 sofreu novo surto, com agravamento das lesões, observadas na TC de 27/1, onde há aumento de volume do lobo temporal D com hérnia de uncus incipiente e hemorragias corticais. A localização das lesões é clássica para a encefalite herpética. 

 
Este assunto em Neuropatologia
Neuroimagem
Vascular
Trauma
Inflamações
Neoplasias
..
Módulo Neuro - Página Inicial Outros módulos e-mails  :  gradanat@fcm.unicamp.br___gradanat@unicamp.br
Peças - Lista
Lâminas - Lista
Índice  Alfabético  Geral
Banco de Imagens  -  Neuro
Peças - Miniaturas
Lâminas - Miniaturas
Índice Alfabético - Neuro
Textos de apoio
Roteiro  de  Aulas
Neuroimagem - Graduação
Neuromuscular
Pages in English
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Adições recentes
..