Glioblastoma  multiforme de  hemisfério cerebral 
..
Fem.  34 a.  Quadro agudo de cefaléia, vômitos. Ao exame,  papiledema. 

 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
..
Sem contraste  Com contraste 
 
Glioblastoma  multiforme.   Grande lesão no hemisfério cerebral D, atingindo o lobo temporal, ínsula, núcleos da base e tálamo.  O tumor é mal delimitado, heterogêneo, com áreas sólidas (hiperdensas) circundadas por áreas hipodensas. Estas podem representar edema ou infiltração tumoral.  Os ventrículos laterais estão deslocados.   Nas figs embaixo observa-se calcificação do plexo coróideo, achado comum e não relacionado ao tumor.  Nas figs à D, após contraste,  nota-se forte impregnação heterogênea do tumor. Corresponde a áreas onde houve quebra da barreira hemoencefálica, permitindo passagem de contraste para o interstício. 
..
 
Tomografia computadorizada (TC)  com contraste. O halo hipodenso que circunda o tumor pode corresponder a edema ou infiltração neoplásica peritumoral. 
..
Características de imagem do 
glioblastoma multiforme. 

Como o tumor, as imagens também são  multiformes. 

    TC. Na TC sem contraste é uma lesão muito heterogênea, habitualmente com áreas centrais de baixa densidade, que refletem necrose ou formação de cistos (95% dos casos). Calcificação é rara. Hemorragia em diferentes estágios é freqüente. Há edema periférico, que circunda o tumor e se estende ao longo dos tratos de substância branca. O reforço após contraste é forte e heterogêneo, sendo comum um halo espesso de captação de contraste na periferia do tumor.  Gliomatose cerebral. Este termo é empregado quando não há massa tumoral predominante, mas infiltração difusa dos hemisférios cerebrais, sendo o reforço pós contraste leve ou ausente. 

    RM.    O aspecto também é heterogêneo. Em T1 observa-se massa de sinal misto, mal delineada, com formação de cistos ou necrose, e parede irregular espessa, com reforço marcante e heterogêneo após contraste. Como são tumores altamente vascularizados é possível observar-se 'flow void' (vasos com ausência de sinal) e hemorragias em diversos estágios.  Em T2 destaca-se também o aspecto heterogêneo, com áreas de hipo-, iso- e hipersinal. As áreas de necrose correspondem a hipersinal. As margens do tumor se confundem com o edema circunjacente, não sendo possível diferenciar edema de tumor. 


 
Este assunto em Neuropatologia
Neuroimagem
Vascular
Trauma
Inflamações
Neoplasias
..
Módulo Neuro - Página Inicial Outros módulos e-mails  :  gradanat@fcm.unicamp.br___gradanat@unicamp.br
Peças - Lista
Lâminas - Lista
Índice  Alfabético  Geral
Banco de Imagens  -  Neuro
Peças - Miniaturas
Lâminas - Miniaturas
Índice Alfabético - Neuro
Textos de apoio
Roteiro  de  Aulas
Neuroimagem - Graduação
Neuromuscular
Pages in English
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem - 
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Adições recentes
..